DOENÇA

Uso excessivo de celular pode causar rizartrose, doença degenerativa que afeta as articulações

Rizartrose é provocada pelo uso excessivo do polegar para digitar no celular, e afeta principalmente mulheres acima dos 50 anos

Compartilhe:
11 de julho de 2024
Portal GCMAIS

O uso excessivo de celulares pode levar ao desenvolvimento de rizartrose, uma doença degenerativa que afeta as articulações. Muitas pessoas desconhecem os riscos que essa prática pode representar para a saúde, mas especialistas alertam para o aumento dessa condição.

Uso excessivo de celular pode causar rizartrose, doença degenerativa que afeta as articulações
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A rizartrose é provocada pelo uso excessivo do polegar para digitar no celular, e afeta principalmente mulheres acima dos 50 anos. Samuel e Alex, que trabalham o dia todo no computador e celular, já sentem os efeitos do esforço repetitivo nas mãos. Samuel Melo relata que após digitar muito, seus dedos parecem “travados” e ele prefere mandar áudios para evitar o desconforto. Alex ferreira, por outro lado, sente dores nos pulsos que se agravam com o uso contínuo do computador.

“Quando estou utilizando muito devido ao trabalho, ou mesmo durante as férias, acabo ficando com dores nos pulsos,” explica Alex.

Uso excessivo de celular pode causar rizartrose, doença degenerativa

A rizartrose começa com a inflamação da articulação e, posteriormente, lesiona a cartilagem, levando anos para se desenvolver completamente. A doença é mais comum em mulheres e pode ter fatores hereditários. O diagnóstico é feito clinicamente ou por radiografia e pode ser confundido com tendinite, embora os tratamentos sejam diferentes. Enquanto a tendinite melhora com exercícios físicos, a rizartrose pode piorar.

José Queiroz, Ortopedista e cirurgião de mão, falou sobre o tratamento da doença.”O tratamento inicial é conservador, utilizando fisioterapia, imobilizações e orientações para o dia a dia do paciente,” explica um especialista. “Movimentos como abrir uma tampa ou pegar algo com força podem causar dor, então é recomendado o uso de imobilizações específicas nesses momentos.”

Em casos onde não há melhora, pode ser necessário um tratamento cirúrgico. Para reduzir as chances de desenvolver a doença, é importante diminuir o esforço com o polegar. Atividades como pilates, que trabalham o equilíbrio do corpo e as articulações, podem ajudar a melhorar os sintomas e prevenir o desenvolvimento da risartrose.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Assembleia Legislativa do Ceará aprova lei que garante notificação em tempo real sobre falta de energia

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.