Segundo o último censo do IBGE, o número de cearenses vivendo em apartamentos mais que dobrou nas últimas duas décadas, passando de cerca de 320 mil em 2000 para 800 mil em 2022.
Condomínios atraem mais moradores, mas desrespeito às regras pode gerar até expulsão
A convivência em condomínios exige atenção às regras internas. A legislação interna desses complexos estabelece diretrizes essenciais para o dia a dia, abrangendo desde horários para reformas e mudanças até questões sobre animais de estimação e coleta de lixo. O não cumprimento dessas normas pode resultar em penalidades, incluindo multas e até expulsão.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Primeiro, vem uma advertência, que pode ser verbal ou escrita, e depois a multa, que é gradativa. Começa com uma multa simples e pode evoluir para categorias mais graves”, explica Saulo Venâncio, presidente da Associação dos Síndicos do Ceará. Essas multas têm um caráter coercitivo, visando inibir comportamentos que violam o regimento interno.
O advogado Kaio Castro ressalta que, em caso de conflitos, o ideal é resolver a situação de acordo com as normas do condomínio. “Inicialmente, devemos observar o que diz o regimento interno e, se necessário, levar o caso à Assembleia Geral. Se a situação persistir, pode-se recorrer à justiça”, afirma.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No que diz respeito aos inquilinos, o processo é distinto, mas a aplicação de penalidades também é possível. “É fundamental observar a lei do inquilinato e o contrato firmado com o proprietário. Em casos de desrespeito, o despejo pode ser uma opção viável”, destaca.
Embora a expulsão de um morador seja uma situação rara, o advogado alerta que, em casos de reiteradas ações que comprometam a saúde, segurança e sossego dos demais moradores, o juiz pode determinar a medida.
Leia também | Polícia Militar do Ceará realiza apreensão de armas e drogas em Boa Viagem
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.