Um vídeo registrado por um transeunte flagrou o momento em que um homem furta fios de energia em uma rua de Fortaleza, em plena luz do dia. A ação criminosa aconteceu na Rua Ministro Joaquim Bastos, sem que o suspeito demonstrasse qualquer constrangimento ou medo com o movimento de pessoas na via. Em determinado momento, ele chega a notar que está sendo filmado, mas segue efetuando o furto mesmo assim.
Nas imagens, é possível vê-lo escalando o poste, até o topo, onde começa a puxar os fios. No local, após o crime, ainda é possível ver vestígios do furto, que foi feito na frente de estabelecimentos comerciais na região.
Leia também | Elmano fala em intensificar diálogo com Justiça, MP e PF para combater a criminalidade
Moradores das proximidades contam à equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza que esse tipo de crime tem sido comum no local – antes, acontecia mais durante a madrugada, mas hoje em dia tem ocorrido inclusive durante a manhã, sob as vistas de todos.
O caso foi repassado às autoridades e as forças de segurança seguem buscando o homem, que também teria praticado furto de fios de energia em outras ruas da cidade.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Primeiro semestre
A Enel registrou, entre janeiro e junho de 2024, mais de 138 quilômetros de cabos de energia furtados no estado do Ceará. Trata-se de um crescimento de cerca de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o número indica uma média de cerca de 23 km de cabos furtados por mês, até o momento.
Ainda segundo o levantamento, 10 dos municípios mais afetados pela prática criminosa estão localizados em regiões litorâneas do estado, com destaque para o Litoral Leste e Região Metropolitana de Fortaleza. Em primeiro lugar, figura Beberibe, com 31,1 km de cabos furtados. Em seguida, aparecem Aracati (13,6 km), Icapuí (13,1), Aquiraz (12,3 km) e Cascavel (8,6 km).
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em 2023, mais de 237 quilômetros de cabos de energia foram furtados da rede elétrica da Enel no estado, o equivalente à distância entre Fortaleza e Mossoró, no Rio Grande do Norte. As cinco cidades mais afetadas no ano passado foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, em áreas de praia. Os casos se concentraram principalmente entre os meses de setembro e dezembro, quando a empresa passou a registrar um aumento exponencial desse tipo de crime.
Denúncias à Enel
A Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias de furto de fios de energia podem ser feitas gratuitamente, 24h por dia, por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O furto e a receptação de materiais furtados são crimes com pena prevista de um a oito anos de reclusão.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<