VIOLÊNCIA

Ceará registra cinco chacinas em 2024; relembre os casos

Conforme a nomenclatura, um crime de morte é considerado chacina quando pelo menos quatro pessoas são mortas na ocasião em questão

Compartilhe:
15 de julho de 2024
Portal GCMAIS

O Ceará registrou uma chacina no último domingo (14), no Sítio Canafístula, zona rural de Limoeiro do Norte, município do interior do estado; essa já é a quinta chacina no Ceará em 2024. Na última ocorrência, quatro homens foram mortos a tiros enquanto estavam dentro de uma residência. Uma quinta vítima, uma mulher grávida, foi ferida e encaminhada para uma unidade de saúde. Conforme a nomenclatura, um crime de morte é considerado chacina quando pelo menos quatro pessoas são mortas na ocasião em questão.

Ceará registra cinco chacinas em 2024; relembre os casos
Foto: Reprodução

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), declarou, por meio das redes sociais que o secretário da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), Roberto Sá, foi para Limoeiro do Norte acompanhar pessoalmente o caso e auxiliar na busca dos criminosos. “Lamento muito pelas vidas perdidas, mas reforço que nossas forças de segurança irão para cima desses criminosos e prenderão todos os envolvidos, um a um”, afirmou Elmano.

De acordo com a SSPDS, por meio de nota oficial, uma das vítimas era um homem de 23 anos e que possuía passagem por posse ou porte ilegal de arma de fogo. A segunda vítima, de 21 anos, possuía passagens por violação de domicílio e furto qualificado. A terceira, um homem de 19 anos, que possuía antecedentes criminais por tráfico ilícito de drogas e roubo a pessoa, e quando adolescente possuía registros de atos infracionais análogos aos crimes de roubo de veículo e roubo. Uma pessoa não foi identificada formalmente. “Foram deslocadas para a região equipes das Delegacias Regionais de Russas e Quixadá da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de composições do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi), da Força Tática (FT), da Assessoria de Inteligência (Asint) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) das cidades circunvizinhas a Limoeiro do Norte. As equipes reforçam as diligências na região, que seguem em andamento. Na ocasião, uma outra vítima foi lesionada e socorrida para uma unidade médica. A Polícia Civil segue com os trabalhos investigativos em andamento com o objetivo de elucidar o caso, bem como identificar e capturar os suspeitos de envolvimento com o crime”, destacou a SSPDS.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Como denunciar

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o (88) 3411.8567, número da Delegacia Regional de Russas. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Chacina de Limoeiro do Norte é a quinta registrada no Ceará em 2024; relembre os casos

Em Caucaia

O primeiro registro de chacina no Ceará neste ano foi em 17 de fevereiro, com duas ocorrências, em Caucaia e em Aracoiaba. No município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o ocorrido se deu no bairro Urucutuba, onde quatro mulheres foram assassinadas em duas residências de um sítio, localizado na Rua Raimundo Ferreira da Rocha. Duas das vítimas eram irmãs, identificadas como Andreia Paula dos Santos, de 44 anos, e Natália Paula dos Santos, de 39 anos, enquanto as outras duas eram companheiras delas.

Os criminosos invadiram o sítio, onde primeiro executaram a tiros as duas mulheres que estavam em uma cama em uma das casas. Em seguida, se dirigiram à segunda residência, onde também assassinaram as outras duas vítimas, que estavam sentadas em um sofá, assistindo televisão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em Aracoiaba

No mesmo dia, uma outra ocorrência se desenrolava no município de Aracoiaba, no interior do Ceará. Na ocasião, quatro pessoas foram assassinadas em uma residência, incluindo um secretário do município de Aracoiaba. O caso, conforme investigado pelas forças de segurança, teria sido motivado por vingança de um grupo criminoso contra o grupo rival. A apuração das forças de segurança concluiu que as mortes foram em decorrência de uma tentativa de homicídio praticada no município de Baturité durante o Carnaval, por um grupo criminoso de Aracoiaba.

Em retaliação, o grupo de Baturité teria se organizado para assassinar um aliado do grupo rival – e, chegando ao local onde ele estava, acabaram matando também as outras pessoas presentes. Entre essas vítimas estava o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana de Aracoiaba, Kennedy Guedes da Silva.

Em Cascavel

Em Cascavel, no dia 2 de março, cerca de dez homens chegaram em uma casa na localidade de Guanacés e atiraram cerca de 30 vezes contra as pessoas que estavam no quintal, comemorando um aniversário de Alexandrino, uma das vítimas. Para chegar ao local do crime, os assassinos usaram até uma canoa para atravessar um lago e depois seguir a pé por um matagal até acessar a residência onde as vítimas estavam.

Quarta chacina, em Viçosa do Ceará

A quarta chacina foi registrada no dia 20 de junho, sete pessoas foram mortas a tiros na praça em frente à Igreja da Matriz, por volta das 3h da madrugada. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram levadas a unidades de saúde em estado grave.

Conforme informações iniciais, o ataque seria motivado por disputa entre facções criminosas atuantes no estado do Ceará. Essa hipótese é investigada pelas forças de segurança. Moradores do local comunicam cerca de 50 disparos de arma de fogo, no momento em que as pessoas foram mortas.

Com a ocorrência de Limoeiro do Norte, já é a quinta chacina realizada no Ceará em 2024. Com exceção do caso em Viçosa do Ceará, os outros casos aconteceram durante o final de semana.

Leia também | Saiba qual a punição para quem não socorrer uma vítima de atropelamento

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.