Apresentação do título não é obrigatória, desde que os eleitores apresentem um documento oficial com foto
Eleições 2024: saiba se é possível votar sem apresentar o título de eleitor
As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e, com isso, um questionamento surge entre os brasileiros: é possível votar sem estar portando o título de eleitor? A respeito desse tema, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que, no dia, o eleitor deve comprovar a identidade por meio de documentação oficial com foto. Sendo assim, o cidadão pode votar sem apresentar o título.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os eleitores devem se atentar aos registros oficiais permitidos na votação, para que não passem por dificuldades na hora de votar. Confira a seguir quais documentos são aceitos:
Documentos aceitos para votar:
– Identidade (RG);
– Carteira de motorista (CNH);
– Certificado de reservista;
– Passaporte;
Documentos que não aceitos:
– Certidão de nascimento;
– Certidão de casamento;
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Outro aspecto importante a destacar é que o eleitor não pode participar da votação apenas com o título de eleitor, já que esse documento não possui foto. Nesse caso, é necessário apresentar também um documento de identificação oficial com foto.
Título de eleitor
O título de eleitor é um documento essencial para que o cidadão se registre como eleitor e possa exercer seu direito de voto. Além disso, essa certidão também serve para identificar o eleitor no dia da votação, pois contém informações sobre a zona e seção eleitoral.
O TSE informa que é possível verificar o local de votação usando o número do título, acessando o Portal do TSE ou pelo e-Título, aplicativo móvel da Justiça Eleitoral. O e-Título também pode ser utilizado para identificação para votar caso este documento digital tenha foto. Conforme o TSE, se a fotografia não estiver presente no título virtual, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.
Leia também | Morre jornalista e escritor Sérgio Cabral, pai do ex-governador do Rio, aos 87 anos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.