O Instituto Paraná Pesquisas aponta que o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) está à frente nas intenções de voto para as eleições deste ano à Prefeitura de Fortaleza, com 33% na pesquisa estimulada. O mesmo estudo aponta que o atual prefeito José Sarto (PDT) aparece em segundo lugar, com 18,3%, seguido pelo deputado federal André Fernandes (PL), com 15,1%; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), com 9,4%; e pelo senador Eduardo Girão (Novo), com 5,5%.
Trata-se da quarta pesquisa do instituto para o cenário eleitoral de Fortaleza na disputa deste ano. A situação se mantém estável, com os três pré-candidatos que mais pontuaram tendo variado menos de um ponto percentual entre um levantamento e outro.
Leia também | Regras e restrições para eleições municipais de 2024 começam a valer nesta semana
Paraná Pesquisas: Wagner lidera e Sarto aparece em segundo
Na pesquisa espontânea – ou seja, naquela em que os entrevistados não são informados sobre quem está no pleito – 64,9% não souberam ou não responderam, enquanto outros 8,3% disseram que vão votar em branco ou nulo. Entre os postulantes, aparecem Capitão Wagner (com 7,8% das intenções de voto espontâneas), André Fernandes (5,9%), José Sarto (5,4%), Evandro Leitão (2,5%) e Eduardo Girão (2,5%).
Ainda na espontânea, alguns eleitores chegam a dizer que pretendem votar nos ex-prefeitos Roberto Cláudio (2%) e Luizianne Lins (0,6%), sendo que nenhum dos dois está colocado para disputar a eleição este ano.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Rejeição para a eleição à Prefeitura de Fortaleza
Na rejeição, Sarto lidera, com 36,4% dos entrevistados tendo dito que não votariam no atual prefeito de jeito nenhum. Em seguida, aparecem Capitão Wagner (25,6%), Evandro Leitão (20,6%), André Fernandes (19,1%) Eduardo Girão (16%), Zé Batista (12,1%) e Técio Nunes (11,6%).
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código CE-03672/2024. Foram entrevistados 800 eleitores entre os dias 12 e 15 de julho de 2024, contando com margem de erro estimada em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança de 95%.