Ícone do site Portal GCMAIS

Programa Mais Médicos abre inscrições para trabalho em territórios indígenas; Ceará tem 7 vagas

Programa Mais Médicos abre inscrições para trabalho em territórios indígenas; Ceará tem 7 vagas

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS) está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, (19), para o programa Mais Médicos com atuação de profissionais da saúde em territórios indígenas de todo o Brasil; o estado do Ceará possui sete vagas. As vagas são ofertadas por meio do novo edital do programa Mais Médicos, lançado na última segunda-feira, (15), e estão distribuídas em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) brasileiros.

Ao todo, 196 vagas estão disponíveis, com 48 destinadas à região Nordeste, sendo sete dessas para o Ceará. Os territórios Yanomami, no norte do Brasil, receberão 28 vagas. De acordo com o MS, as vagas ofertadas neste edital estão atualmente desocupadas e foram definidas em articulação com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Desde 2022, a quantidade de profissionais da saúde em atividade nos DSEIs mais que dobrou, passando de 222 para 541 médicos. Com o novo edital, a expectativa do Ministério é que o Brasil ultrapasse a marca de 700 médicos atuando nessas regiões.

Entre os destaques do chamamento está a garantia de cotas para médicos com deficiência e para grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. “Esse novo edital segue no objetivo de garantir cotas para os médicos, inclusive, para estimular que as médicas e os médicos indígenas possam desenvolver suas atividades junto a esses territórios de grande importância”, destacou o secretário de Atenção Primária, Felipe Proenço, em nota divulgada pelo MS.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As inscrições podem ser realizadas mediante preenchimento de formulário no site oficial do programa. O objetivo é reforçar a assistência médica em áreas indígenas, garantindo saúde e bem-estar para essas populações que vivem em regiões de difícil acesso.

Confira possíveis municípios de atuação do Mais Médicos

Leia também | Caminhão desgovernado bate em três veículos e derruba muros em Crato

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile