Ícone do site Portal GCMAIS

Guardar frutas e legumes da forma correta melhora a conservação e evita desperdícios

Guardar frutas e legumes da forma correta melhora a conservação e evita desperdícios

Foto: Reprodução

Comprar frutas e legumes mais baratos não é a única maneira de economizar; saber guardar e conservar os produtos é fundamental para evitar desperdícios. Especialistas destacam a importância de armazenar corretamente esses alimentos.

Ao guardar, muitos consumidores ficam em dúvida sobre a forma correta de conservação. A engenheira de alimentos, Maria Solange de Carvalho alerta que certos alimentos necessitam concluir o grau de maturação antes de ser armazenado “Por exemplo, um mamão não deve ser armazenado na geladeira, pois precisa concluir seu processo de amadurecimento. Depois de maduro, aí sim é necessário higienizá-lo e armazená-lo na geladeira”.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Recentemente, um vídeo viralizou nas redes sociais, mostrando a melhor forma de conservar bananas. O experimento comparou um cacho de bananas pendurado a um na fruteira, revelando que as bananas penduradas duram mais. “Pendurar evita choques mecânicos, que fazem a fruta escurecer devido ao próprio peso”, explica Carvalho. “Na geladeira, a banana também sofre com o frio e pode escurecer.”

Abrir a geladeira e encontrar alimentos murchos ou estragados é uma situação comum em muitos lares. Por isso, é essencial seguir dicas de conservação. Todos os tipos de batata, por exemplo, devem ser mantidos fora da geladeira, pois absorvem umidade e estragam. O mesmo se aplica à cebola e ao alho.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Por outro lado, alimentos como tomate e folhagens devem ser armazenados na geladeira. Entre os consumidores, a maioria já adota cuidados ao higienizar e conservar os alimentos. “Eu lavo todas as frutas e verduras antes de guardar na geladeira”, afirma Ailcar Rolim, funcionária pública.

Outra prática comum entre as pessoas é a higienização com produtos específicos. “Uso sabão de coco, deixo de molho em hipoclorito e depois enxugo”, conta a aposentada Rosa Virgínia.

Além de frutas e legumes, outros alimentos também exigem cuidados. A tapioca desidratada pode ser mantida fora da geladeira, mas a goma hidratada deve ser refrigerada após aberta. Já os pães podem ser congelados em embalagens plásticas para manter o frescor. “Coloque no freezer e esquente no micro-ondas ou na airfryer para preservar a qualidade”, sugere a engenheira de alimentos.

Leia também | Veja quais bairros de Fortaleza ficarão sem água nesta quinta-feira (4)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile