Ícone do site Portal GCMAIS

Carros com mais de 20 anos correspondem a 23% da frota no Ceará

Carros com mais de 20 anos correspondem a 23% da frota no Ceará

Foto: Reprodução

Mais de 27% da frota de veículos do Ceará tem entre 10 e 15 anos, o que equivale a mais de um milhão de carros, de acordo com dados do Detran. Além disso, mais de 800 mil veículos têm mais de 20 anos, representando 23% do total, segundo informações de junho deste ano.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com o tempo, os veículos exigem manutenções específicas. “Para carros de 10 anos, chamamos de seminovos e aconselhamos seguir o manual do proprietário para garantir uma revisão adequada e prolongar a vida útil do carro”, orienta Leonardo Mendonça, empresário do ramo de oficinas automotivas. Para veículos mais antigos, de 20 a 30 anos, é necessário um cuidado especial, especialmente com pneus e sistema de direção.

“Os carros antigos não têm direção hidráulica, o que pode tornar a direção pesada e aumentar o risco de acidentes”, alerta Mendonça. Além disso, os freios requerem atenção redobrada, já que muitos modelos não possuem sistemas de segurança modernos, como ABS.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

O mecânico Aroldo Ferreira é proprietário de um Corssel 2, modelo de luxo da primeira fabricação de 1981. O veículo, que não apresenta grandes problemas mecânicos, requer uma manutenção cuidadosa devido à dificuldade em encontrar peças de reposição. “O carro não dá muito trabalho. O maior trabalho é a limpeza, porque não rodamos diariamente com ele, mas precisamos estar sempre observando”, diz Aroldo.

Leia também |Bolsa Família: pagamentos de julho começam nesta quinta (18); saiba quem recebe

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile