Ícone do site Portal GCMAIS

Fortal impulsiona economia no estado; setores do turismo e serviços comemoram movimentação

Programação do Fortal 2024: confira as atrações desta sexta-feira (19)

Foto: Reprodução/Instagram

Fortaleza está se preparando para o início do Fortal, uma micareta que movimenta e impulsiona diversos setores da economia do estado. A rede hoteleira da capital, por exemplo, está quase esgotada. Os hotéis do Ceará estão praticamente lotados para o Fortal; são poucos os que ainda têm alguma disponibilidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O evento também é motivo de celebração para os profissionais da área de serviços. As folias são em grande parte caracterizadas pela customização dos abadás, que ganham vida com acessórios, trazendo brilho aos foliões. Para algumas pessoas, como a empresária Heline Moreira, a participação no Fortal é uma tradição que estava em pausa. “Faz muito tempo que eu não vou ao Fortal. Vou por causa da minha sobrinha, que me convenceu esse ano”, revela animada.

O trabalho de customização é realizado por um grupo de 25 costureiras da Associação Arte e Costura do Vicente Pinzon. Durante o Fortal, essas profissionais costumam registrar um aumento significativo nas vendas. No ano passado, mil abadás foram customizados e a expectativa para 2024 é superar os dois mil.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Desde 2018, o projeto não apenas gera renda, mas também promove oportunidades de networking. “É um momento que elas têm não só de ampliar as vendas, mas também de fazer network. É uma vitrine para essas mulheres”, completa o coordenador do Instituto JCPM, Edgar Cruz.

Quanto a rede hoteleira, na capital, a taxa média de ocupação é de mais de 80%. Alguns hotéis, inclusive, já atingiram o limite máximo.

“Todos os hotéis da BH Ceará estão lotados para o Fortal, são poucos os que ainda têm alguma disponibilidade, mas com toda a equipe preparada, com todo mundo cheio de atenção, de muito carinho para dar para esse visitante, para que ele volte não só no Fortal, mas sim em todos os dias do ano” afirma Ivana Bezerra, presidente da ABH/CE.

Leia também |Urnas eletrônicas serão distribuídas neste mês para zonas eleitorais do Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile