Celebração pelos 90 anos da morte de Padre Cícero terá bispos de todo o Ceará em Juazeiro do Norte
A missa será realizada na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero.
Compartilhe:
19 de julho de 2024
Portal GCMAIS
Juazeiro do Norte se prepara para um evento histórico neste sábado, 20 de julho de 2024, quando se completam 90 anos da morte de Padre Cícero Romão Batista. A tradicional romaria, que ocorre anualmente nesta data, ganha um significado especial neste ano devido à presença de todos os bispos das nove dioceses do Ceará. A missa será realizada na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero.
A celebração começa às 6h da manhã com uma grande concelebração presidida pelo bispo Dom Magnus Henrique, da Diocese do Crato. O evento contará com a participação de padres, religiosos e romeiros de todos os estados do Nordeste. Monsenhor José Vicente, bispo da Diocese de Salgueiro, em Pernambuco, e ex-vigário geral de Juazeiro, também estará presente. Ele integra o Tribunal Eclesiástico que analisa o processo diocesano de beatificação do Padre Cícero, cujo tema deste ano é “Servo de Deus Padre Cícero, o Missionário do Sertão” e o lema “Meu Padrinho, quantas saudades o Senhor deixou entre nós”.
A programação festiva, organizada pela Diocese do Crato, começou na última quarta-feira, 17, e inclui missas, terços, confissões e a sétima edição do Arraiá do Seu Vigário. A missa de abertura contará com a presença de milhares de romeiros e devotos do “Padim Ciço”. Além das celebrações religiosas, o evento também marca uma etapa importante no processo de beatificação de Padre Cícero, que começou oficialmente em novembro de 2022. Atualmente, ele é reconhecido como Servo de Deus pela Igreja Católica, e sua beatificação está sendo analisada antes de ser enviada ao Vaticano para uma possível canonização.
Padre Cícero, nascido no Crato em 24 de março de 1844, foi ordenado padre em 1870 e chegou ao então Arraial de Juazeiro do Norte em 1872. Desde então, tornou-se uma figura central na história e cultura da região, conhecida por seu trabalho missionário e dedicação ao povo sertanejo. Em outubro do ano passado, seu nome foi inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, consolidando seu legado como uma das personalidades mais influentes da história do Brasil.
A romaria deste ano não apenas homenageia os 90 anos de sua morte, mas também celebra seus 180 anos de nascimento, refletindo a profunda influência que Padre Cícero continua a ter na vida de milhões de fiéis e na história do Nordeste brasileiro.