O projeto de revitalização da Coluna da Hora, monumento histórico de Fortaleza localizado na Praça do Ferreira, foi concluído nesta semana. As operações ficaram a cargo da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).
Conforme a Prefeitura, o relógio passou por uma revisão completa das máquinas e engrenagens, além de receber uma nova pintura em suas quatro faces. Já a fonte, que fica no entorno do equipamento, recebeu o serviço de manutenção nas bombas, passando a operar diariamente das 11h às 12h.
Leia também | Fortaleza: Sistema Bicicletar alcança marca recorde de 3,6 mil viagens por dia em julho
O equipamento aciona avisos sonoros a cada 15 minutos, com uma melodia especial a cada hora – com destaque para uma música diferenciada às 18h, conhecida localmente pelos transeuntes da Praça como a “música dos anjos”.
Considerada um símbolo icônico de Fortaleza, a Coluna da Hora foi instalada – na configuração que tem hoje – em 1991, com 13 metros de altura e um relógio de quatro faces, proveniente da América do Norte. O projeto arquitetônico foi concebido por Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que buscaram resgatar a essência da primeira Coluna da Hora da Praça do Ferreira, inaugurada inicialmente em 1933.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Praça do Dragão do Mar
Além da revitalização concluída no equipamento da Praça do Ferreira, uma outra praça em um ponto de relevância cultural na cidade passa por reforma. A Praça Almirante Saldanha, situada ao redor do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ganha melhorias ao longo dos próximos dias. Conforme a administração do equipamento cultural, a programação do espaço não será interrompida durante as obras.
O projeto de requalificação visa revitalizar as áreas atualmente abandonadas da praça, que sofrem com bancos e pavimentos danificados e estruturas desgastadas. A deterioração do local tem sido alvo de reclamações de trabalhadores e frequentadores.