Ícone do site Portal GCMAIS

Prefeitura de Fortaleza conclui revitalização da Coluna da Hora, na Praça do Ferreira

Prefeitura de Fortaleza conclui revitalização da Coluna da Hora, na Praça do Ferreira

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O projeto de revitalização da Coluna da Hora, monumento histórico de Fortaleza localizado na Praça do Ferreira, foi concluído nesta semana. As operações ficaram a cargo da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).

Conforme a Prefeitura, o relógio passou por uma revisão completa das máquinas e engrenagens, além de receber uma nova pintura em suas quatro faces. Já a fonte, que fica no entorno do equipamento, recebeu o serviço de manutenção nas bombas, passando a operar diariamente das 11h às 12h.

Leia também | Fortaleza: Sistema Bicicletar alcança marca recorde de 3,6 mil viagens por dia em julho

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O equipamento aciona avisos sonoros a cada 15 minutos, com uma melodia especial a cada hora – com destaque para uma música diferenciada às 18h, conhecida localmente pelos transeuntes da Praça como a “música dos anjos”.

Publicidade

Considerada um símbolo icônico de Fortaleza, a Coluna da Hora foi instalada – na configuração que tem hoje – em 1991, com 13 metros de altura e um relógio de quatro faces, proveniente da América do Norte. O projeto arquitetônico foi concebido por Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que buscaram resgatar a essência da primeira Coluna da Hora da Praça do Ferreira, inaugurada inicialmente em 1933.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Praça do Dragão do Mar

Além da revitalização concluída no equipamento da Praça do Ferreira, uma outra praça em um ponto de relevância cultural na cidade passa por reforma. A Praça Almirante Saldanha, situada ao redor do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ganha melhorias ao longo dos próximos dias. Conforme a administração do equipamento cultural, a programação do espaço não será interrompida durante as obras.

O projeto de requalificação visa revitalizar as áreas atualmente abandonadas da praça, que sofrem com bancos e pavimentos danificados e estruturas desgastadas. A deterioração do local tem sido alvo de reclamações de trabalhadores e frequentadores.

Sair da versão mobile