Ícone do site Portal GCMAIS

Em Nova York, delegação cearense participa de evento da ONU sobre transição energética

Em Nova York, delegação cearense participa de evento da ONU sobre transição energética

Foto: Cancillería Ecuador/Flickr

Nestas segunda-feira (22) e terça-feira (23), a delegação do Governo do Ceará, formada por cinco nomes, participa em Nova York de uma série de compromissos estratégicos na Organização das Nações Unidas (ONU). A delegação tem como foco a discussão sobre Transição Energética e Iniciativas de Desenvolvimento Sustentável.

A equipe de autoridades presente no encontro é composta pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; pelo presidente da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Ceará (ZPE), Fábio Feijó; pelo consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço; pela secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; e pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses, José Wally Mendonça Menezes.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O momento conta com a presença da Fundação Pública da ONU, a Organização Mundial da Juventude, além de diversos meios de comunicação locais e internacionais. Durante o evento, está prevista uma introdução do representante da ONU, seguida pela apresentação do governador do Ceará, representado na ocasião por Salmito Filho. O encontro inclui ainda um painel de discussão com representantes de organizações internacionais e uma sessão de perguntas e respostas.

A delegação cearense ainda participa de uma reunião com a governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, e com o prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, também na sede da ONU, em Manhattan. O encontro tratará de relações bilaterais e oportunidades de colaboração, com a possível troca de Memorandos de Entendimento (MoUs) ou acordos.

Publicidade

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

A agenda se encerrará com um encontro com representantes de empresas de investimento privado e líderes do setor de energia renovável. Esse evento, focado em investimentos em energias renováveis e hidrogênio, inclui uma apresentação do Ceará sobre as oportunidades de investimento no estado, seguida por uma mesa redonda sobre potenciais parcerias e um período de networking.

Transição energética cearense

O Ceará tem impulsionado a produção de hidrogênio verde no próprio território, com capacidade para abastecer até 100 milhões de residências. O estado é apontado como um polo promissor nessa matriz da transição energética no país.

De acordo com um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), o Ceará poderia gerar aproximadamente 200 GW de energia, o que é suficiente para atender às necessidades de energia de uma quantidade significativa de residências em todo o Brasil.

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

Sair da versão mobile