Ícone do site Portal GCMAIS

Uece oferecerá 42 vagas na pós-graduação para estudantes estrangeiros

Uece oferta número inédito de vagas para semestre 2025.1

Foto: Reprodução

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) oferece, no âmbito do Programa Move La America, um total de 42 vagas na pós-graduação destinadas a estudantes estrangeiros. O programa em questão tem como objetivo selecionar estudantes da America Latina e Caribe para as modalidades Mestrado Sanduíche e Doutorado Sanduíche. A disponibilização das vagas é feita por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As atividades de ensino incluem estágio, pesquisa, extensão ou ainda disciplinas em Programas de Pós-graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais (IFs) ou Institutos de Pesquisa (IP), em áreas relacionadas à área de atuação do estudante.

Os selecionados poderão contar com bolsa de estudos em período entre 2 e 6 meses para o Mestrado e entre 2 e 12 meses para o Doutorado. As vagas serão oferecidas para os Programas de Pós-graduação da Uece, em Administração, Ciências Fisiológicas, Educação, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Filosofia, Geografia, História e Letras, Linguística Aplicada, Ciências Veterinárias, Nutrição e Saúde, Saúde Coletiva e Sociologia.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Como explica a professora Ana Paula Rodrigues, também pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, a Uece já atua com internacionalização na pós-graduação, entretanto são iniciativas pontuais, beneficiando um número reduzido de estudantes da Uece e estrangeiros. No caso do mestrado e doutorado sanduíche, ofertado pelo Programa da Capes, o número de pessoas que podem ser beneficiadas é maior.

“Estamos participando de uma forma, digamos, ativa, pois estamos contribuindo com a formação daquele profissional estrangeiro. […] Quando um estrangeiro vem para a nossa instituição, seja professor, seja aluno, ele vai trazer o conhecimento adquirido em seu país, vai trazer um pouco da cultura dele para a nossa instituição, podendo também aprender a nossa cultura, aprender as nossas técnicas e levar para o seu país de origem. Então a importância dessa experiência está aí, em participar ativamente do processo de formação ou de qualificação de um aluno estrangeiro”, pontua a pró-reitora.

A gestora destaca, ainda, os benefícios do Programa da Capes para os programas de pós-graduação e para a instituição. “Além de promover e fortalecer a internacionalização, isso vai contar muito no momento de avaliação do nosso programa, pela Capes. E mais, com a internacionalização, podemos alcançar maior visibilidade dos nossos programas, visibilidade local, social, internacional, e publicações em periódicos científicos em parceria com equipes estrangeiras.”

Em breve, a Uece anunciará a seleção dos estudantes estrangeiros. Os selecionados contarão com bolsas de estudos financiadas pela Capes.

Leia também | Uece oferece atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência; saiba mais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile