Ícone do site Portal GCMAIS

Receita Federal abre consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF 2024, nesta quarta-feira (24)

Receita Federal abre consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF 2024, nesta quarta-feira (24)

Foto: Reprodução

A Receita Federal anunciou que a partir das 10 horas desta quarta-feira, 24 de julho, estará disponível a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Este lote abrange um total de 6.091.572 restituições, que somam um crédito total de R$ 8,5 bilhões, destinado aos contribuintes que fizeram a declaração do IR este ano, além de contemplar restituições residuais de exercícios anteriores.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Do montante total de R$ 529.549.606,98 destinados aos contribuintes com prioridade legal, destacam-se:

Contribuintes não prioritários:

Além disso, 5.711.130 restituições serão destinadas a contribuintes não prioritários que optaram por:

Publicidade

Adicionalmente, foram concedidas:

Os contribuintes podem verificar se têm direito à restituição acessando a página da Receita Federal na internet,  clicando em “Meu Imposto de Renda” e selecionando a opção “Consultar a Restituição”. O site oferece orientações detalhadas e permite consultar a situação da declaração através do extrato de processamento, acessível pelo e-CAC. Caso identifiquem qualquer pendência na declaração, os contribuintes têm a opção de retificar suas informações para evitar possíveis atrasos no recebimento da restituição.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para aqueles que não têm acesso a um computador, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo consultar diretamente as informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.

O pagamento das restituições será realizado na conta bancária indicada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ser direto ou por meio de chave PIX. Caso haja algum impedimento para o crédito, como conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Os contribuintes podem reagendar o crédito dos valores facilmente através do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB.

É importante lembrar que caso a restituição não seja resgatada dentro do prazo de 1 ano, o contribuinte deverá solicitar o resgate através do Portal e-CAC da Receita Federal, acessando o menu específico para “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Leia também | Receita Federal apreende drogas e notas falsas no Aeroporto de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile