Ícone do site Portal GCMAIS

Inscritos no CadÚnico podem garantir celular gratuito; saiba como se inscrever 

Inscritos no CadÚnico têm suspensão de pagamentos pelo Caixa Tem; saiba se você foi afetado

Foto: MDS

Com o objetivo de oferecer mais benefícios à população, o Governo Federal lançou uma nova iniciativa para os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. O programa Internet Brasil foi criado para promover a inclusão social por meio da distribuição de celular gratuito para beneficiários do CadÚnico e destacar a importância da tecnologia na vida dos brasileiros.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O projeto surgiu a partir da observação feita durante a pandemia: a necessidade urgente de acesso à internet e aos dispositivos que possibilitam essa conexão. Para enfrentar essa dificuldade, os inscritos no CadÚnico foram escolhidos como um dos principais grupos-alvo do Internet Brasil.

Como se inscrever no CadÚnico para receber o celular gratuito?

O programa distribuirá chips e celulares gratuitamente para estudantes e professores, com a meta de ampliar o acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento pessoal por meio da tecnologia. Atualmente, estudantes de escolas públicas de cidades nordestinas que integram o Programa Nordeste Conectado já estão sendo beneficiados.

Para se inscrever no CadÚnico, é necessário:

Publicidade

Uma pré-inscrição também pode ser feita pelo aplicativo do Cadastro Único, sem a necessidade de sair de casa. O usuário só precisará ir até o CRAS para uma avaliação complementar.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Confira os critérios do CadÚnico

Quem pode se cadastrar?

Podem se inscrever no CadÚnico famílias que têm renda mensal de até meio salário-mínimo (R$ 1.412) por pessoa, o equivalente a R$ 706,00. Para calcular o valor, basta somar a renda de todos e dividir pelo número de pessoas que compõem a família. O CadÚnico também atende a comunidades tradicionais e a grupos específicos, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e população em situação de rua.

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro posto de atendimento do município onde a família mora. O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ele.

Quais documentos são necessários para fazer o CadÚnico?

O MDS pede que sejam apresentados os CPFs de todos da família, um documento com foto do responsável e um comprovante de residência, de preferência, a conta de luz. Cada pessoa deve ser cadastrada com a sua família.

Quem mora sozinho pode se cadastrar?

Pessoas que moram sozinhas podem se cadastrar também.

O que deve fazer quem mora com a família, mas se cadastrou sozinho?

Quem se cadastrou sozinho, mas mora com a família, deve cancelar sua inscrição e fazer uma incluindo todas as pessoas que moram na mesma casa.

Para isso, basta acessar o aplicativo ou site do Cadastro Único e cancelar. O passo a passo é: entrar no site ou no aplicativo, fazer o login “gov.br” e depois clicar em “Cancele o seu cadastro”. Para baixar o aplicativo, clique aqui ou acesse suas informações no site.

Depois de cancelar o cadastro, é preciso procurar o posto de cadastramento para se cadastrar com a sua família.

Quais programas sociais usam o Cadastro Único?

Os principais programas e benefícios do Governo Federal que utilizam o Cadastro Único são o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Renova, Poupança Ensino Médio, Carteira da Pessoa Idosa, Água Para Todos (Cisternas), e Isenção de Taxa em Concursos Públicos.

O Governo Federal alerta que muitos estados e municípios têm seus próprios programas sociais que utilizam o Cadastro Único. Para saber quais são, procure um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Posto de Cadastramento de sua cidade.

Como atualizar os dados do CadÚnico?

O MDS reforça a importância de manter os dados da família sempre atualizados. Por exemplo, se você ou sua família mudaram de endereço, se as crianças foram transferidas de escola, se vieram pessoas novas morar na casa ou se alguém trocou de emprego ou perdeu o trabalho, a pessoa responsável pela família precisa ir ao local de atendimento e atualizar o cadastro.

É importante levar os documentos de todas as pessoas da família, principalmente os CPFs de todos, documento com foto do responsável familiar, além do comprovante de residência.

Como consultar os dados do Cadastro Único?

As famílias cadastradas podem ter acesso às informações do CadÚnico pelo site ou pelo aplicativo do Cadastro Único.

Tanto no site como no aplicativo, a família pode obter um comprovante de cadastramento, consultar o cadastro completo e programas sociais recebidos. Para isso, é preciso clicar entrar no site ou aplicativo, fazer o login “gov.br” e depois navegar pelos botões do sistema.

Leia também | Serasa divulga lista de pessoas com dívidas perdoadas; confira a relação completa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  
Sair da versão mobile