A ingestão ou aspiração de corpo estranho é uma das principais ocorrências, representando 1.033 casos atendidos pelo IJF
IJF recebe mais de 7.500 vítimas de acidentes domésticos com idades entre 1 e 14 anos
Com o início do período de férias, cresce a preocupação com os acidentes domésticos envolvendo crianças e adolescentes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, dados recentes revelam que esses incidentes são a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no país, com uma média alarmante de 13 óbitos diários.
No Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza, a realidade dos acidentes domésticos é evidente. Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 7.500 crianças foram atendidas na ala infantil do hospital devido a incidentes ocorridos em casa.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A ingestão ou aspiração de corpo estranho é uma das principais ocorrências, representando 1.033 casos atendidos pelo IJF no mesmo período. Quedas lideram com 3.575 atendimentos, seguidas por intoxicação aguda (323 casos) e queimaduras/choques elétricos (296 casos).
IJF recebe mais de 7.500 crianças e jovens vítimas de acidentes domésticos
O aumento desses incidentes durante as férias não passa despercebido. “Cerca de 55% dos casos atendidos vêm da capital ou região metropolitana”, observa Fernando Façanha superintendente adjunto do IJF. “O restante vem do interior, seja por referência ou por iniciativa própria dos pais.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para reduzir os riscos, especialistas enfatizam a importância da supervisão constante e medidas preventivas dentro de casa. “É crucial garantir que o ambiente esteja seguro, com atenção especial a áreas como cozinha e janelas”, alerta Façanha. “Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença na prevenção de acidentes graves.”
Leia também | Bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água nesta quinta-feira (25); confira a lista
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.