Desde as últimas semanas, o pôr do sol na Orla de Fortaleza tem sido um espetáculo de cores quentes alaranjadas que tem chamado a atenção de quem passa pelo local. O fenômeno natural, caracterizado por tons intensos de laranja e vermelho, atrai tanto moradores quanto visitantes, que não poupam elogios.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A atmosfera se enche de câmeras e celulares prontos para registrar o momento único. Segundo especialistas, as condições atmosféricas e a presença de material particulado contribuem para essa tonalidade vibrante.
Pôr do sol com cores alaranjadas em Fortaleza
“O caminho que eles precisam percorrer na atmosfera é muito maior do que ao meio-dia, por exemplo. Nesse caminho, os raios solares interagem com o tipo de material particulado presente na atmosfera, que espalha a luz solar, principalmente nas cores laranja e vermelho”, explica Lucas Fumagalli, meteorologista. “A presença de poluição também pode intensificar a tonalidade avermelhada do pôr do sol”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A física também explica a coloração que traz o pôr do sol nesta época do ano. “As moléculas do ar espalham a cor azul e a gente só enxerga o vermelho. Em um período como este, onde tem mais partículas no ar, as partículas espalham as diferentes cores e aí vai dependendo do tamanho das partículas, que aí são as cores que a gente vê”, explica Alejandro Ayala, professor de Física da UFC.
Além das causas científicas, há quem veja um aspecto mais emocional no espetáculo. “É diferenciado, é uma coisa espetacular. Não tem explicação”, diz Maria Lucélia, que mora há seis anos em Portugal, mas que sempre retorna à cidade para capturar o momento.
Leia também | Preço amargo: café está mais caro e tendência é de continuar em alta