A Lei das Gorjetas estabelece que o pagamento deve ser um ato espontâneo por parte do consumidor
Você sabia que o pagamento da taxa de serviço em bares e restaurantes é opcional?
Ir a bares e restaurantes para se distrair pode ser uma experiência complicada quando se trata da taxa de serviço, conhecida popularmente como os 10%. Apesar de não ser obrigatória, muitos clientes se sentem pressionados a pagá-la.
A controvérsia em torno dessa taxa ganhou destaque esta semana em um restaurante em Fortaleza, onde uma cliente se recusou a pagar os 38 reais adicionais. Em uma postagem nas redes sociais, ela relatou que um funcionário tentou dificultar a recusa, mencionando que chamaria o gerente. Ela disse que se sentiu constrangida, já que a taxa não é obrigatória.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De fato, segundo a legislação brasileira, a taxa de serviço é opcional. A Lei das Gorjetas estabelece que o pagamento deve ser um ato espontâneo por parte do consumidor.
Pagamento da taxa de serviço em bares e restaurantes é opcional
“É importante que o consumidor saiba que não tem a obrigação de pagar essa taxa, sendo algo opcional, e os estabelecimentos não podem obrigar os clientes a de fato pagar essa contribuição. destaca Eneylândia Rabelo, presidente do Procon Fortaleza. Além disso, nos estabelecimentos, a informação tanto sobre a cobrança dos 10% quanto do couvert artístico deve ser divulgada com antecedência e clareza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Caso se sinta constrangido, o cliente tem o direito de procurar os órgãos de defesa, informando detalhes como o nome e endereço do estabelecimento.
“É importante indicar o nome do estabelecimento e o endereço, se possível, junto com o cupom fiscal”, aconselha a titular do órgão.
Leia também | Bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água nesta quinta-feira (25); confira a lista
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.