O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma jiboia encontrada em uma escola no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O animal silvestre foi contido por um vigilante da instituição de ensino, usando uma caixa plástica, telhas e pedras, até os agentes chegarem.
O resgate foi feito na terça-feira (23), pela equipe da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia/ 2º BBM). A cobra foi então devolvida ao habitat natural. Ninguém ficou ferido.
Leia também | Assaltantes roubam barraca de lanches e levam celulares de clientes, comida e micro-ondas
Conforme informou o Corpo de Bombeiros, o chamado foi recebido por volta das 7h49, no dia do resgate. Eles então se direcionaram para a escola, no bairro Pau Serrado. Após os procedimentos, a serpente foi encaminhada para uma área de preservação ambiental, longe de zonas urbanas.
O comandante do 2º BBM, tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, elogiou a iniciativa do vigilante e ressaltou a importância de acionar os profissionais especializados. Mesmo com a serpente contida, os bombeiros seguiram protocolos de segurança: examinaram a jiboia, para garantir que não estivesse ferida, e a prepararam para o transporte.
Prevenção
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará orienta que, ao avistar uma serpente, a pessoa deve se manter sempre distante e, se possível, registrar o animal com uma fotografia e/ou vídeo. Logo depois, deve acionar os bombeiros militares por meio do número 193. Cerca de 70% dos animais resgatados no estado do Ceará são serpentes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Resgate de animais silvestres
No período de janeiro a abril deste ano, o Corpo de Bombeiros do Ceará registrou aumento no número de resgates de animais silvestres. Foram resgatados 4.140 animais, o que representa um aumento de 6,87% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram resgatados 3.876 animais, entre domésticos, nativos, exóticos e silvestres.