No Ceará, cinco municípios lideram a lista das cidades com o maior número de habitantes com dívidas em cartório e com dificuldades em obter crédito, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia e Sobral lideram a lista de registros. Desde 2022 até o primeiro semestre deste ano, 1.739.084 cearenses enfrentaram essa situação. Essas situações impactaram negativamente a reputação dos envolvidos e, em alguns casos, resultaram em perdas de bens.
O ano passado registrou o maior volume de títulos protestados nos cartórios, com 726.863 pessoas nessa situação. O protesto de títulos é um procedimento legal utilizado para registrar publicamente a inadimplência de uma dívida dentro do prazo acordado. Esta medida visa proteger o direito do credor ao comprovar oficialmente que o devedor não pagou a dívida.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Cícero Mazzutti, presidente em exercício da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), afirma que os cartórios estão cada vez mais empenhados em facilitar e agilizar as demandas da população. “Disponibilizamos canais de atendimento online para quem teve algum título protestado, evitando golpes. Hoje em dia, a grande maioria dos serviços sob a responsabilidade de notários e registradores pode ser realizada a qualquer hora e de qualquer lugar,” destaca Mazzutti.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ceará tem cinco cidades com maior número de dívidas em cartórios por pessoa
Cearenses com títulos protestados podem buscar orientação e regularização por meio de canais eletrônicos disponibilizados pelos cartórios, como a Plataforma CENPROT (www.pesquisaprotesto.com.br), Avise-me do IEPTB-CE (aviseme.ieptbce.com.br), Central de Atendimento IEPTB-CE (WhatsApp: 85 98200-9501) e Resolve do IEPTB-BR (resolve.cenprot.org.br).
Leia também | Incêndio destrói casa em Maracanaú; Corpo de Bombeiros demora para chegar devido a trote
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<