Um multirão de saúde para pessoas transexuais será realizado neste sábado (27), no posto de saúde Dr. Antônio Ciríaco de Holanda Neto, das 8h às 17h. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O multirão de atendimento de saúde, previamente marcado com os pacientes, oferecerá consultas ginecológicas e odontológicas, testes para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento social, vacinação e acompanhamento psicológico, além de exames laboratoriais e encaminhamento para o processo transexualizador ambulatorial (terapia hormonal).
Ao todo, a ação atenderá 120 pacientes da fila ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão realizados atendimentos psicossociais do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CODIVS), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
O objetivo é garantir o acesso a serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde. Esta é a segunda ação do tipo realizada neste semestre.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em Fortaleza, o primeiro atendimento a esse público ocorre nos postos de saúde. A equipe da atenção primária realiza a primeira assistência e, em seguida, de acordo com o perfil, encaminha os pacientes ao ambulatório estadual. O equipamento de saúde voltado diretamente à comunidade LGBTQIAPN+ é o Serviço Ambulatorial Transdisciplinar para Pessoas Transgênero (Sertrans) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), gerenciado pelo Governo do Estado.
Leia também | Fundação Patriolino Ribeiro oferece capacitação voltada ao turismo de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<