Após quatro meses do início da vacinação contra a influenza este ano, Fortaleza já conta com 586.243 doses aplicadas. Na Capital, o imunizante está disponível em 129 postos de saúde para a população em geral a partir dos seis meses de idade.
“Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal, principalmente dos grupos prioritários, alertando a população de que o ato de buscar a vacina contribui para a diminuição de casos, além de prevenir contra doenças respiratórias”, explica Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização de Fortaleza.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Locais de vacinação
A imunização ocorre nos 129 postos de saúde, em dias úteis, das 7h30 às 18h30. Aos fins de semana e feriados, das 8h30 às 16h30, funcionam os postos de saúde Mattos Dourado, no Edson Queiroz, e Pio XII, no São João do Tauape.
Influenza
A vacina contra a influenza, também conhecida como gripe, é importante para prevenir doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza. O imunobiológico protege contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.
O imunizante é trivalente e pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Campanha de vacinação contra influenza 2024
A Prefeitura de Fortaleza iniciou a campanha de vacinação contra influenza no dia 11 de março. Durante a primeira etapa, foram contemplados os grupos prioritários mais suscetíveis à doença, como crianças de seis meses até seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, dentre outros.
Do total de vacinas aplicadas, entre março e julho, 351.660 doses foram em pessoas do grupo prioritário. Esse resultado representa 37,13% do total de pessoas inseridas no grupo prioritário, que é de aproximadamente 940 mil.
Já em 29 de abril, a imunização foi expandida para todas as idades, a partir de seis meses.
Leia também | Prefeitura de Fortaleza recolhe 10 toneladas de resíduos do Rio Maranguapinho
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<