Lançado em janeiro deste ano, o programa Pé-de-Meia tem como objetivo principal incentivar a permanência de jovens de baixa renda na escola
Lula e Camilo anunciam ampliação do Programa Pé-de-Meia com 50 mil novos inscritos no Ceará
Na tarde desta sexta-feira, (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciaram a expansão do programa Pé-de-Meia, que agora beneficiará um total de 270 mil estudantes cearenses. O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e marca um aumento significativo no número de beneficiários do programa, que antes atendia 220 mil alunos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Com a expansão, cerca de 72% dos alunos do ensino médio do Ceará serão contemplados pelo Pé-de-Meia, garantindo que, a cada 10 estudantes, sete receberão o auxílio. “Não queremos nenhum aluno fora da escola pública neste país. O Pé-de-Meia veio e, na primeira etapa, já beneficiamos 2,5 milhões de jovens, todos que estavam no Bolsa Família. E hoje o presidente está anunciando que vai ampliar em 1,2 milhão de vagas para todo o Brasil”, afirmou Camilo Santana durante a cerimônia.
Inicialmente, o Pé-de-Meia beneficiava apenas estudantes inscritos no Bolsa Família. Nesta segunda fase, o programa será ampliado para incluir alunos inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico), que tenham renda per capita de até meio salário mínimo. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atendem aos mesmos critérios também serão contemplados.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além do impacto direto no Ceará, a previsão do Governo Federal é que a expansão do Pé-de-Meia beneficie cerca de 1,2 milhão de estudantes em todo o Brasil. O auxílio pode chegar a R$ 9,2 mil ao longo dos três anos do ensino médio, oferecendo um incentivo financeiro importante para jovens de baixa renda concluírem seus estudos.
Sobre o Programa Pé-de-Meia
Lançado em janeiro deste ano, o programa Pé-de-Meia tem como objetivo principal incentivar a permanência de jovens de baixa renda na escola, oferecendo suporte financeiro para que concluam o ensino médio. No Ceará, o programa já atende 220.026 dos 327.526 estudantes matriculados na rede estadual de ensino, o que representa 67,17% dos alunos do ensino médio. Com a recente expansão, o número de beneficiados deverá aumentar significativamente, refletindo o compromisso do governo com a educação inclusiva e acessível.
O anúncio foi recebido com entusiasmo, destacando-se como uma importante medida do governo federal para garantir a permanência dos jovens na escola e combater a evasão escolar, principalmente entre as famílias mais vulneráveis. A ampliação do Pé-de-Meia representa um passo significativo na luta por uma educação pública de qualidade e acessível a todos os brasileiros.
Leia também | Ao vivo: No Ceará, Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde, acompanhe
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Chuva de 137 mm interdita rodovia e deixa moradores ilhados em Tauá, no Ceará

Moradores do Quintino Cunha sofrem com onda de furtos de hidrômetros em Fortaleza

Caminhada com Maria 2025 anuncia mudança no local de encerramento, em Fortaleza
