Na tarde desta sexta-feira, (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciaram a expansão do programa Pé-de-Meia, que agora beneficiará um total de 270 mil estudantes cearenses. O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e marca um aumento significativo no número de beneficiários do programa, que antes atendia 220 mil alunos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Com a expansão, cerca de 72% dos alunos do ensino médio do Ceará serão contemplados pelo Pé-de-Meia, garantindo que, a cada 10 estudantes, sete receberão o auxílio. “Não queremos nenhum aluno fora da escola pública neste país. O Pé-de-Meia veio e, na primeira etapa, já beneficiamos 2,5 milhões de jovens, todos que estavam no Bolsa Família. E hoje o presidente está anunciando que vai ampliar em 1,2 milhão de vagas para todo o Brasil”, afirmou Camilo Santana durante a cerimônia.
Inicialmente, o Pé-de-Meia beneficiava apenas estudantes inscritos no Bolsa Família. Nesta segunda fase, o programa será ampliado para incluir alunos inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico), que tenham renda per capita de até meio salário mínimo. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atendem aos mesmos critérios também serão contemplados.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além do impacto direto no Ceará, a previsão do Governo Federal é que a expansão do Pé-de-Meia beneficie cerca de 1,2 milhão de estudantes em todo o Brasil. O auxílio pode chegar a R$ 9,2 mil ao longo dos três anos do ensino médio, oferecendo um incentivo financeiro importante para jovens de baixa renda concluírem seus estudos.
Sobre o Programa Pé-de-Meia
Lançado em janeiro deste ano, o programa Pé-de-Meia tem como objetivo principal incentivar a permanência de jovens de baixa renda na escola, oferecendo suporte financeiro para que concluam o ensino médio. No Ceará, o programa já atende 220.026 dos 327.526 estudantes matriculados na rede estadual de ensino, o que representa 67,17% dos alunos do ensino médio. Com a recente expansão, o número de beneficiados deverá aumentar significativamente, refletindo o compromisso do governo com a educação inclusiva e acessível.
O anúncio foi recebido com entusiasmo, destacando-se como uma importante medida do governo federal para garantir a permanência dos jovens na escola e combater a evasão escolar, principalmente entre as famílias mais vulneráveis. A ampliação do Pé-de-Meia representa um passo significativo na luta por uma educação pública de qualidade e acessível a todos os brasileiros.
Leia também | Ao vivo: No Ceará, Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde, acompanhe
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<