Ícone do site Portal GCMAIS

Fuga em massa de presos no Ceará tem troca de tiros entre detentos e policiais

Uma fuga em massa de presos foi registrada em um presídio do Ceará na noite deste sábado (03). Os detentos fugiram da Unidade Prisional Olavo Oliveira II, que fica localizada na cidade de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com as primeiras informações, os detentos teriam rendido os policiais penais e roubado as armas dos agentes. No momento da fuga, os presos teriam ainda trocado tiros com os policiais.

Uma mega operação das forças de segurança do Estado está em andamento para recapturar os fugitivos. O helicóptero da Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) também está nas diligências em toda a região das proximidades do presídio.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-CE) acompanha a fuga do presídio para prestar assistência aos servidores que foram vítimas dos detentos. Segundo o sindicato, dois policiais penais foram rendidos quando levavam um preso para uma cela. Um dos agentes foi algemado e amordaçado pelos presidiários que estavam armados com armas artesanais, conhecidas como “cossocos”.

Publicidade

O outro policial foi levado como refém pelos presos que roubaram as armas de fogo, incluindo escopetas calibre 12 e pistolas. Apontando uma arma para a cabeça do policial penal, os presos saíram das celas e foram caminhando para fora da unidade prisional. Antes de fugirem, eles trocaram tiros com os agentes.

Informações repassadas pelo Sindicato dão conta de que entre 30 e 50 presos teriam fugido, mas, ainda não há a confirmação de quantos detentos conseguiram escapar. Parte dos detentos já teria sido recapturada.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O GCMAIS entrou em contato com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) que informou estar apurando a ocorrência.

Matéria em atualização. 

Fuga de presos do Ceará

O ano de 2023 concentrou o maior número de fugas de presídios, no estado do Ceará, desde 2018, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Levando em conta esse período, a partir de 2019, foram 178 fugas no estado em pouco mais de cinco anos, com 134 desses detentos tendo sido recapturados e 36 continuando foragidos. Órgãos como o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) vêm acompanhando a situação no estado.

Em março de 2024, foi registrada uma fuga de cinco detentos da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne, no município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Conforme divulgado, os fugitivos eram Antonio Luã Rocha do Nascimento, Pedro Lucas Alves Bezerra, Antonio Wilson Freitas da Silva, Antonio Matheus Sousa Sales e Francisco Douglas Lopes. Eles estavam participando de um curso, atuando em uma obra, e conseguiram fugir durante a atividade.

Leia também |Mulher mantida refém em carro convence criminoso a comprar água e escapa de sequestro no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile