O Grupo Cidade de Comunicação está promovendo a campanha “Maria Sofia” para incentivar a doação de órgãos no Brasil. A iniciativa visa aumentar o número de doações e esclarecer que, para realizar um transplante, é necessário que a família autorize a retirada dos órgãos. A autorização pode ser facilitada através da Certidão de Autorização Técnica de Doação de Órgãos, um documento que formaliza o desejo do indivíduo em vida.
Até junho deste ano, o Ceará realizou mais de mil transplantes e busca ampliar esse número para salvar mais vidas. Desde maio, é possível registrar a intenção de doar órgãos de forma eletrônica e gratuita através da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). O registro pode ser feito no site da aedo ou no aplicativo É Notariado, onde o doador escolhe quais órgãos deseja doar e recebe um e-mail com o documento. Em caso de falecimento, a equipe médica pode acessar o registro para confirmar a intenção do doador. Em três meses, foram emitidas mais de 8 mil certidões no Brasil, com quase 200 no Ceará.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Doação de órgãos em vida
A doação de órgãos de pessoas vivas também é uma opção, como no caso de rins e medula óssea. O Hemocentro do Ceará gerencia o cadastro de doadores de medula óssea, com mais de 230 mil pessoas registradas no estado. Essa prática pode ser vital para pacientes com doenças como leucemia e linfomas, oferecendo uma chance de sobrevivência crucial.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A campanha Maria Sofia é realizada pelo Grupo Cidade de Comunicação, especialmente após a perda de Maria Sofia, filha de Gaída Dias, diretora de Marketing do grupo, e do prefeito de Caucaia, Victor Valim. Maria Sofia passou por um transplante de fígado no ano passado, mas complicações posteriores levaram ao seu falecimento. A família, respeitando seu desejo, conseguiu salvar quatro vidas através da doação dos órgãos de Sofia.
Leia também |Bairros de Fortaleza ficarão sem água nesta quinta-feira (8); veja a lista
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<