O Corpo de Bombeiros do Ceará foi o pioneiro mundial a adotar o Fire Bull, um equipamento de alta capacidade que pode armazenar até 10 mil litros de água
Conheça as tecnologias utilizadas pelo Corpo de Bombeiros no combate a incêndios no Ceará
O Corpo de Bombeiros do Ceará tem incorporado tecnologias avançadas para otimizar o combate de incêndios e a resposta outras emergências. Entre os recursos disponíveis, destaca-se o uso de controle remoto para acionar o canhão de água durante incêndios, além de equipamentos pioneiros para acessar áreas de difícil acesso.
No último domingo (4), um incêndio de grandes proporções devastou uma fábrica de calçados em Itaitinga. Cinco dias antes, um galpão de reciclagem foi consumido pelas chamas em Morada Nova, e, no final de junho, dois estabelecimentos no centro de Fortaleza foram destruídos pelo fogo. Nesses incidentes, o Corpo de Bombeiros do Ceará fez uso de tecnologia de ponta para controlar as chamas e minimizar danos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A corporação conta com viaturas equipadas com escadas mecânicas e canhões de água acionáveis remotamente. Outro destaque é o Multistar, um posto de comando que não apenas possui equipamentos de combate a incêndio e salvamento, mas também ferramentas para a gestão de incidentes. Segundo a corporação, “ela é um material de apoio de comando a grandes operações”.
Corpo de Bombeiros incorpora tecnologias avançadas no combate a incêndios no Ceará
Além disso, o Corpo de Bombeiros do Ceará foi o pioneiro mundial a adotar o Fire Bull, um equipamento de alta capacidade que pode armazenar até 10 mil litros de água. “Ele é um equipamento de alta vazão de água, utilizado principalmente em incêndios florestais de grandes proporções. Facilita a logística e reduz o deslocamento dos bombeiros”, explica o Capitão Loreto, comandante de engenharia de incêndio.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na última terça-feira (6), durante um incêndio em um galpão em Maracanaú, os bombeiros empregaram drones para localizar focos de incêndio. A mesma tecnologia foi utilizada no combate ao fogo no Parque do Cocó em janeiro deste ano. “Os drones têm uma função muito importante, como a câmera térmica, que permite visualizar o calor do incêndio à noite, melhorando a eficácia do combate”, destaca o capitão.
Neste ano, o Corpo de Bombeiros do Ceará investiu na aquisição de dez viaturas de autossalvamento e dois autotanques, que servem para armazenar água durante as operações.
Leia também |Mortes por meningite dobram nos primeiros meses do ano no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.