As Olimpíadas de Paris 2024 chegaram ao fim neste domingo (11) em uma cerimônia emocionante. Na internet, as buscas pelas próximas cidades que sediaram os Jogos Olimpíadas começaram. Em 2028, os atletas competirão pela terceira vez em Los Angeles, nos Estados Unidos, uma das cidades mais conhecidas do mundo. Lá está Hollywood, símbolo do cinema e do show business. Já, em 2032, a cidade de Brisbane será a cidade onde as Olimpíadas acontecerão. Mas, afinal, onde fica Brisbane? Vamos descobrir a seguir.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Brisbane, onde serão as Olimpíadas de 2032
Brisbane, capital do estado de Queensland na Austrália, foi eleita sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032 em votação realizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em julho de 2021. Será a terceira vez que a Austrália sediará as Olimpíadas, após Melbourne em 1956 e Sydney em 2000.
A escolha de Brisbane contou com grande apoio político e público. O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, comemorou a vitória, afirmando que os jogos “forjarão um legado duradouro para toda a nossa nação” e “apoiarão o crescimento econômico e o investimento”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Localizada na costa leste da Austrália, Brisbane possui um clima mais favorável para a realização dos jogos em comparação a outras cidades australianas. A candidatura da cidade foi considerada “irresistível” pelo presidente do COI, Thomas Bach, devido ao histórico em sediar grandes eventos esportivos.
Brisbane será a primeira sede totalmente beneficiada da nova abordagem flexível do COI para eleger os anfitriões dos Jogos. A escolha ocorreu sem oposição, em um processo projetado para evitar percepções de corrupção.
As competições esportivas das Olimpíadas de 2023 serão divididas em três centros de competição: a própria Brisbane (com 21 instalações), Gold Coast (a 65 quilômetros, com seis locais) e Sunshine Coast (85 quilômetros, com três instalações).
Quais os novos esportes para os próximos Jogos Olímpicos
Embora os detalhes finais do programa esportivo para os Jogos Olímpicos de Brisbane 2032 ainda não tenham sido anunciados, alguns órgãos esportivos já manifestaram interesse em adicionar novos esportes ao programa olímpico.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a adição de beisebol/softbol, flag football, críquete, lacrosse e squash para os Jogos de Los Angeles 2028. É possível que alguns desses esportes também sejam incluídos em Brisbane 2032.
Vários órgãos sancionadores anunciaram planos para buscar licitações para esportes a serem adicionados aos Jogos Olímpicos de Verão de 2032, mas os detalhes específicos ainda não foram divulgados.
O programa olímpico consiste em esportes “principais” obrigatórios que persistem entre os Jogos, além de até seis esportes opcionais propostos pelo comitê organizador para melhorar o interesse local, desde que o número total de participantes não ultrapasse 10.500 atletas.
Conheça mais sobre Brisbane, a capital de Queensland
Brisbane é a capital do estado australiano de Queensland e a terceira maior cidade da Austrália, com uma população estimada em 2,3 milhões de habitantes. Localizada a 65 km ao norte da Gold Coast, Brisbane foi fundada em 1825 como parte da colônia de povoamento britânica no leste do país.
A cidade é banhada pelo Rio Brisbane, que dá nome à capital, e seu território já era habitado séculos antes da chegada dos europeus por tribos aborígenes Turrbal e Jagera. Brisbane floresceu ao longo dos séculos XIX e XX com a chegada de colonos britânicos que expandiram o comércio e a indústria local.
Hoje, Brisbane é um importante centro turístico e econômico da Austrália, sendo a porta de entrada para o turismo no estado de Queensland. A cidade foi eleita em 2010 como a 36ª mais habitável do mundo.
Esportes e cultura
Brisbane já sediou grandes eventos esportivos como os Jogos da Commonwealth de 1982, as Copas do Mundo de Rugby de 1987 e 2003, e a final da Copa do Mundo de Rugby League de 2008. O esporte mais popular da cidade é o rugby league, com o time Brisbane Broncos.
A cultura de Brisbane é muito rica, com diversas opções de passeios culturais, vida noturna agitada e ótimos centros comerciais. A cidade carrega um peso cultural imenso e é comum fazer passeios pelos museus, galerias de arte e teatros locais.
Intercâmbio e custo de vida
Brisbane é uma das cidades mais baratas da Austrália para se viver, com aluguel, lazer, restaurantes e estudos em média 15% mais baratos que em Sydney e Melbourne. O custo de vida semanal estimado é de cerca de AU$ 365, incluindo aluguel, alimentação, transporte e lavanderia.
A cidade abriga estudantes do mundo todo, com grandes ofertas de emprego principalmente na área de turismo e hospitalidade. O nível de inglês é determinante para os cargos disponíveis, mas a maioria dos estudantes trabalha em serviços como atendimento, barista e garçom.
Brisbane será sede das Olimpíadas de Verão de 2032, após ter o anúncio feito em Tóquio em 2021. A cidade possui um transporte público excelente, com opções de ônibus, ferries, bondinhos e trens, inclusive com ônibus gratuitos no centro.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<