Ícone do site Portal GCMAIS

Golpe: criminosos se passam por familiares de vítimas de queda de avião em São Paulo

Golpe: criminosos se passam por familiares de vítimas de queda de avião em São Paulo

Foto: Reprodução

Criminosos vêm se passando por familiares de vítimas do acidente envolvendo a queda do avião da Voepass, em São Paulo, na tentativa de aplicar golpe em possíveis doadores pela internet. No acidente aéreo, ocorrido na última sexta-feira (9), 58 passageiros e 4 tripulantes da aeronave morreram após o avião cair no município de Vinhedo, no interior paulista.

Os golpistas têm compartilhado supostas vaquinhas online, alegando necessidade de cobrir custos, por exemplo, para o transporte dos corpos para serem enterrados. Em outros casos, chegam a compartilhar links de jogos de azar, como o Jogo do Tigrinho.

Perfis falsos têm aparecido, ao longo dos últimos dias, usando fotos pessoais das vítimas, incluindo também familiares.

Leia também | Queda de avião em São Paulo: saiba quem são os cearenses que estavam a bordo

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Publicidade

O acidente

De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a aeronave caiu na região da Rua Edueta, número 2.500, no bairro Capela, em Vinhedo, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). O avião caiu em região residencial, conforme relatos e vídeos divulgados por moradores da região nas redes sociais.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na investigação da queda do avião. Até o momento, não há informações sobre a causa do acidente.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

No entanto, para especialistas, as condições climáticas estão entre as hipóteses mais fortes para explicar a queda do avião. Imagens do acidente mostram a aeronave caindo em um giro vertical, posição chamada no meio da aviação de “parafuso chato”, o que é apontado como principal indicativo de que o acidente ocorreu em razão de uma perda de sustentação, o “estol”. A perda de sustentação pode estar associada à formação de gelo nas asas do avião.

A aeronave é um ART 72-500, um avião de médio porte, com capacidade para 68 passageiros. A matrícula do voo é PTB 2283, da Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A companhia aérea Voespass diz que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos” e que “não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”. A empresa diz que está prestando pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

Sair da versão mobile