Na manhã deste domingo (11), o Papa Francisco fez um apelo para que os fiéis incluam em suas orações os familiares e as vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, interior de São Paulo. Na sexta-feira (9), um avião da VoePass Linhas Aéreas caiu, resultando na morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo do voo 2283, que tinha como destino final o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
O pedido do Papa aconteceu durante a tradicional bênção de domingo, na cidade do Vaticano. Diante de uma multidão na Praça São Pedro, o pontífice expressou sua solidariedade e disse: “Rezemos também pelas vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido no Brasil”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O papa Francisco também fez uma oração pelos falecidos: “Pelos fiéis defuntos: Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno, e brilhe para eles a luz perpétua. Descansem em paz. Amém.”
Em nota divulgada hoje, o Vaticano destacou, baseado em informações da empresa que operava a aeronave, que entre as vítimas havia quatro pessoas com dupla cidadania: três da Venezuela e uma cidadã de Portugal.
Leia também |Golpe: criminosos se passam por familiares de vítimas de queda de avião em São Paulo
Ainda de acordo com a nota do Vaticano este acidente foi o mais grave no país, desde o ocorrido em 2007. Na época, uma aeronave da empresa TAM Linhas Aéreas que não conseguiu pousar na pista do aeroporto de Congonhas (SP), explodiu ao bater no prédio da TAM Express. Nesse acidente, morreram 199 pessoas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Investigações
Foram recuperadas no local da queda, as duas caixas-pretas do avião da Voepass, que estavam no condomínio residencial Recanto Florido, em Vinhedo. As caixas-pretas contém gravações de voz e dados do voo 2283, passam por análise de técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Neste domingo, o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, confirmou em entrevista coletiva que os conteúdos de voz e de dados dos dois gravadores estão integralmente preservados e foram acessados pela equipe técnica do órgão, que dará continuidade às investigações.