As duas foram vistas pela última vez no bairro Prefeito José Walter e foram encontradas por meio do protocolo Amber Alerts, uma ferramenta que utiliza as redes sociais da Meta
Com ajuda das redes sociais, mãe e filha de dois anos são localizadas em Fortaleza após desaparecimento
Uma mulher de 38 anos e a filha de 2 anos de idade foram localizadas nesta sexta-feira (9) após ficarem desaparecidas por dois dias em Fortaleza. As duas foram vistas pela última vez no bairro Prefeito José Walter e foram encontradas por meio do protocolo Amber Alerts, uma ferramenta que utiliza as redes sociais da Meta — empresa proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp — para divulgar casos de desaparecimento ou sequestro.
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Segundo o governo federal, o desaparecimento da criança foi notificado às autoridades na tarde de quinta-feira (8), depois que a mãe, que sofre de problemas psiquiátricos, saiu com a filha, deixando-a sem alimentos e sem paradeiro conhecido. Com o Amber Alerts ativado, um cidadão reconheceu a criança após ver sua foto em uma rede social e imediatamente alertou a polícia, que conseguiu resgatar a menina em segurança.
Este é o terceiro caso de sucesso registrado no Ceará desde a implementação do Amber Alerts no Brasil. Anteriormente, em 3 de junho, um menino de oito anos foi localizado em um abrigo público em Fortaleza após um psicólogo que trabalhava no local ter recebido o alerta em sua rede social. Em outro caso, no dia 26 de fevereiro, um bebê de dois meses foi encontrado e devolvido à mãe também no Ceará.
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Como funciona o Amber Alerts
O Amber Alerts é uma cooperação técnica entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Meta, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Quando uma ocorrência envolvendo o desaparecimento de uma criança ou adolescente em circunstâncias suspeitas e com risco de lesão corporal é identificada, a Polícia Civil reporta o caso ao Ciberlab, que, em seguida, comunica à Meta.
A Meta então divulga fotos e descrições do desaparecido nos feeds do Facebook e Instagram em um raio de 160 quilômetros do local onde a criança foi vista pela última vez. A campanha é direcionada a todos os usuários das redes sociais dentro do raio especificado e permanece ativa por até 24 horas.
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