Ícone do site Portal GCMAIS

Luizianne Lins propõe projeto para criar salas de acolhimento para autistas em universidades

Luizianne Lins propõe projeto para criar salas de acolhimento para autistas em universidades

Foto: Reprodução

A deputada federal Luizianne Lins (PT) apresentou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) nº 3098/2024, que visa criar salas de acolhimento sensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas universidades e instituições de ensino superior federais do Brasil. O objetivo da proposta é promover um ambiente universitário mais inclusivo e acolhedor para estudantes com TEA, oferecendo suporte físico, emocional e psicológico.

Segundo Luizianne Lins, “a criação das salas de acolhimento no ambiente universitário é uma iniciativa importante de promoção do bem-estar físico, emocional e psicológico das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Estratégias de permanência e inclusão nas instituições de educação são fundamentais para promover a igualdade de direitos e oportunidades”, afirmou.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O projeto prevê que os núcleos de acessibilidade ou órgãos equivalentes nas universidades sejam responsáveis pela organização de grupos de apoio e pela realização de debates sobre as experiências e necessidades dos estudantes com TEA. A ideia é garantir que essas salas ofereçam um espaço seguro e adaptado, onde os alunos possam se retirar quando necessário e receber o suporte adequado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Atualmente, o PL nº 3098/2024 aguarda decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados sobre a sua distribuição nas comissões para análise. Caso aprovado, o projeto poderá representar um avanço significativo na inclusão e no suporte aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista em instituições de ensino superior em todo o país.

Leia também | Justiça Federal no Ceará realiza 2ª Semana de Conciliação e Cidadania

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile