O Programa Meu Celular, tocado pelo Governo do Estado, atingiu a marca de 2.700 aparelhos devolvidos aos proprietários no Ceará desde abril deste ano, quando a iniciativa foi implementada. Na manhã desta segunda-feira (12), o governador Elmano de Freitas participou da entrega da mais recente leva de celulares recuperados pelo programa – nessa última etapa, foram 500 aparelhos.
Na ocasião, Elmano expressou gratidão às forças de segurança envolvidas na operação. “Primeiro, um reconhecimento de que isso aqui está acontecendo porque de alguma maneira, em algum momento, nós falhamos e aconteceu com vocês. Acho que eu só tenho muito que me lamentar e manifestar minha solidariedade a cada um de vocês que passou por um momento difícil, de ter o celular levado. Segundo, nossa missão após isso acontecer é buscar resolver”, disse ele, ao discursar para os presentes.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ele também destacou o papel das forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, exaltando o trabalho do secretário de Segurança Roberto Sá. Ele também elogiou o Poder Judiciário, que, segundo o gestor, contribuiu decisivamente ao autorizar a quebra de sigilo de operadoras de telefonia, permitindo a identificação e recuperação dos celulares levados.
O governador ainda enfatizou a importância de não adquirir celulares de origem duvidosa e incentivou a população a denunciar qualquer atividade suspeita. “Nós vamos já entrar numa fase de começar a localizar alguns tipos de comércios que usam esse celular roubado e saem vendendo por aí. Nós vamos chegar neles também. Na verdade, é uma indústria de venda de celular roubado.”
Leia também | Homem tem vidro do carro quebrado enquanto comia em pizzaria na área nobre de Fortaleza
Durante a cerimônia, foram entregues 500 celulares recuperados a seus donos. O governador e outras autoridades estiveram presentes, incluindo o secretário da Segurança Roberto Sá, além dos comandantes das polícias.
Meu Celular
A ferramenta Meu Celular foi lançada no início de abril para auxiliar na recuperação de celulares furtados ou roubados no Ceará. O sistema foi desenvolvido por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSPDS).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em caso de roubo, furto ou extravio de equipamento, o usuário deve acessar o endereço da plataforma e registrar a ocorrência, apertando um botão que indica a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja.
A ferramenta pode ser acessada em meucelular.sspds.ce.gov.br. Para criar o alerta, o cidadão poderá cadastrar o telefone celular na plataforma, fornecendo alguns dados pessoais, para que as autoridades policiais sejam notificadas. Tablets também poderão ser cadastrados.