O estado registrou 1.396 assassinatos entre 2021 e 2023
Ceará é o segundo estado com mais mortes violentas de crianças e jovens no Brasil
Dados da pesquisa Panorama da Violência Letal e Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Brasil, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam que o Ceará ocupa o segundo lugar no ranking nacional de mortes violentas de crianças e jovens de 0 a 19 anos, atrás apenas da Bahia. O estado registrou 1.396 assassinatos entre 2021 e 2023.

A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (13), aponta que dos 1.396 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) registrados, 99 foram em decorrência de intervenção policial. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará emitiu uma nota afirmando que, “com intuito de reforçar seu apoio ao combate a qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, mantém, por meio de suas vinculadas, estratégias de prevenção e repressão aos crimes”. A pesquisa nacional revelou que, entre 2021 e 2023, cerca de 15 mil crianças e adolescentes foram mortos no Brasil. Após Ceará e Bahia, os estados com mais registros são Rio de Janeiro, com 1.261 casos, e Pernambuco, com 1.375 registros.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Apesar do elevado índice, a SSPDS destacou uma redução no número de ocorrências ao longo dos anos: foram 552 casos em 2021, 455 em 2022 e 389 em 2023. A secretaria aponta que, além das ações das polícias Civil e Militar e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), o Governo do Estado tem atuado em outras frentes para combater a violência, como a entrega de 35 areninhas em 2024 e a construção de escolas em tempo integral.
Em 2024, a rede pública estadual de ensino recebeu mais 80 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), elevando para 512 o número de unidades com jornada ampliada, marcando o maior número de ampliações anuais já anunciadas pelo Governo do Estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A SSPDS também pontuou as ações específicas das forças de segurança: a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) conta com a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca) e a Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), que realiza palestras educativas. Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE) possui o Grupo de Segurança Escolar (GSE), voltado para a prevenção de crimes sexuais nas escolas, e o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv), que acolhe e acompanha as vítimas. A PMCE também realiza ações através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd).
Leia também: Eduardo Girão apresentará pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Jornalista Luiz Esteves tem carro arrombado durante furto no bairro Meireles, em Fortaleza

Operação policial apreende arsenal de guerra, fecha acampamento criminoso e deixa três mortos em Caucaia

PEC que inclui guardas municipais como forças de segurança pública é aprovada
