Ícone do site Portal GCMAIS

Militantes brigam na rua em Forquilha, interior do Ceará, antes do início oficial da campanha

Militantes brigam na rua em Forquilha, interior do Ceará, antes do início oficial da campanha

Foto: Reprodução

Um celular registrou o momento em que militantes políticos brigam na rua no município de Forquilha, no interior do Ceará, dias antes do início oficial da campanha para as eleições de 2024. Os eleitores são vistos se insultando e atirando objetos uns contra os outros, tendo que ser contidos por colegas para o conflito não escalar mais ainda.

Apesar de as movimentações de candidatos já acontecerem há semanas ou até meses, o início oficial da campanha política se dá apenas na próxima sexta-feira (16). A partir desse dia, estarão liberadas pela Justiça Eleitoral as propagandas eleitorais para o pleito de outubro, com uso de bandeiras, adesivos, alto-falantes, distribuição de santinhos, carreatas e comícios.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Leia também | Jovem com esposa grávida é morto a tiros no Dia dos Pais, em Caucaia

Publicidade

Calendário eleitoral 2024

O período das propagandas eleitorais vai até o dia 30 de setembro deste ano. O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras – no caso do Ceará, isso engloba apenas a capital Fortaleza e o município de Caucaia.

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

A partir de 21 de setembro (15 dias antes do dia da eleição), candidatas e candidatos não podem ser presos, salvo no caso de flagrante delito. Já eleitoras e eleitores não podem ser presos a partir de 1ª de outubro (cinco dias antes do dia da eleição), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile