Um novo posto de saúde foi inaugurado nesta terça-feira (13), na Praia do Futuro, em Fortaleza e vai beneficiar mais de 10 mil pessoas. A nova unidade já começou o acolhimento ao público do bairro e entorno, ofertando os serviços da Atenção Primária. Agora, Fortaleza dispõe de 131 postos de saúde.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria da Saúde, a unidade é uma antiga reivindicação da população do bairro. “A unidade foi requisitada desde 2002, e aqui estamos entregando, beneficiando demais as comunidades da Praia do Futuro, diminuindo o tempo de espera com equipe completa e com a segunda opinião, que traz o apoio de especialistas agregando mais serviços à unidade”, explicou.
O equipamento contempla cerca de 10 mil pessoas, que serão atendidas por três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e duas de saúde bucal. Além disso, a unidade conta com três Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A entrega da unidade amplia a cobertura das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Estrutura
Com investimento de R$ 1,4 milhão, a unidade conta com uma estrutura moderna de 385 m², incluindo três consultórios médicos, consultório odontológico e salas para prevenção ginecológica com banheiro, procedimentos, observação, esterilização, vacinação, curativos e coleta. A unidade também dispõe de espaços para coordenação, educação em saúde e banheiros acessíveis.
“A Prefeitura construiu essa unidade do zero, a 15ª entregue nesta gestão. Todos os postos têm uma estrutura padronizada, desenhada especificamente para atender as normas de segurança e saúde para melhor funcionamento e mais conforto para a população que mora nos bairros mais carentes da cidade”, detalhou Samuel Dias, titular da Infraestrutura.
Além do Posto Fátima Quezado, o 15º a ser entregue do zero desde 2021, outros três ainda estão em construção e serão entregues ainda este ano, localizados no Planalto Vitória, Cajazeiras e Cidade Jardim II. Além desses, outros quatro postos já foram totalmente requalificados e outros cinco seguem em reforma.
Homenagem
Fátima Maria Quezado Fernandes nasceu no município de Aurora, a 469 km de Fortaleza. Ainda pequena, mudou-se para a Capital, onde se tornaria médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), residente no Hospital de Messejana e no Hospital Geral de Fortaleza. Dedicou-se a cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade. Em sua clínica médica, realizava atendimentos de forma filantrópica, levando fé, coragem e esperança aos que estavam ao seu redor.
Leia também: App ‘Mais Saúde Fortaleza’ simplifica atendimento evitando a ida ao posto de saúde
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<