O imunobiológico está disponível em 19 postos de saúde; Apenas 4,79% do público-alvo buscou a primeira dose da vacina
Segunda dose da vacina contra a dengue começa a ser aplicada em Fortaleza nesta terça (13)
A Prefeitura de Fortaleza inicia nesta terça-feira (13) a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue. Segundo a gestão, o público-alvo engloba crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina está disponível em 19 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos fins de semana e feriados, em dois postos de saúde, das 8h30 às 16h30.
A vacina foi desenvolvida para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O esquema vacinal é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Febre Oropouche no Ceará: veja os sintomas e como prevenir a doença
Crianças infectadas com dengue devem aguardar seis meses após a recuperação para iniciar o esquema vacinal. Caso a criança contraia a doença após tomar a primeira dose, o intervalo de três meses para a segunda dose não é alterado; no entanto, a dose 2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.
A campanha foi iniciada em 13 de maio deste ano e, até o dia 10 de agosto, 7.385 doses foram aplicadas referentes à primeira dose. O quantitativo é apenas 4,79% da cobertura vacinal, que tem como meta vacinar 154 mil crianças e adolescentes. O município recebeu 38 mil doses da vacina até o momento.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“Não podemos abrir mão dos cuidados para a prevenção contra a doença. A vacina é o método mais seguro e eficaz para a proteção, pois ela reduz os riscos de complicações e hospitalizações. Por isso, é tão importante reforçar ao máximo a campanha para a ampliação da cobertura vacinal”, ressalta Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização de Fortaleza.
Veja aqui os locais de vacinação
Contraindicações
* Hipersensibilidade à substância ativa
* Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação.
* Pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;
* Grávidas ou lactantes.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Documentos necessários
Para a vacinação, é necessário apresentar documento original da criança/do adolescente, como RG ou certidão de nascimento, como também um documento original do responsável.
Cenário epidemiológico
De janeiro a julho de 2024, foram confirmados 1.860 casos de dengue em Fortaleza. No mesmo período, em 2023, foram registrados 4.107 casos da doença.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.