O criador do Orkut, Orkut Buyukkokten, anunciou planos para a volta da rede social, que fez sucesso nos anos 2000. Durante visita ao Brasil para o “Rio Innovation Week”, ele expressou, nesta quarta-feira (14), a nostalgia dos usuários pelas comunidades autênticas do Orkut, que promoviam conexões genuínas entre pessoas.
Buyukkokten criticou ainda as redes sociais atuais, como Facebook e Instagram, que, segundo ele, priorizam o lucro em detrimento da segurança e autenticidade, lucrando com conteúdos negativos.
O novo projeto contará com a colaboração de executivos de São Paulo e profissionais do Vale do Silício. Embora não tenha uma data definida para o relançamento, ele afirmou que os estudos estão avançados e que a ideia é criar uma plataforma que resgate a essência do Orkut, utilizando tecnologias modernas como inteligência artificial.
“Estou pegando toda a experiência que tive com Orkut e Hello para lançar uma nova rede social onde vou trazer toda a positividade e todas as experiências que tive. Se você pensar sobre o conteúdo que é criado hoje, ele realmente não agrega valor. Você tem adolescentes, geralmente passando de três a sete horas no TikTok. E o que eles realizam no final? Eles não realizam nada. Eles não estão fazendo novos amigos, não estão criando novas conexões, mas estão deprimidos e solitários”, afirmou o turco.
Orkut de volta: como deve funcionar
O relançamento do Orkut, planejado por seu criado, promete trazer novas e antigas funcionalidades da rede social:
Depoimentos: interação que permite que os usuários compartilhem experiências e histórias de forma mais pessoal e significativa.
Comunidades: O conceito de comunidades será revitalizado, focando em conexões autênticas e interesses compartilhados.
Inteligência Artificial: A plataforma utilizará tecnologias modernas para melhorar a experiência do usuário e combater a desinformação e o ódio online.
O Orkut, em seu auge, contava com aproximadamente 300 milhões de usuários em todo o mundo. A maioria desses usuários estava concentrada no Brasil com aproximadamente 34 milhões de contas.
Outros países com uma significativa presença de usuários incluíam a Índia, com cerca de 11 milhões, e os Estados Unidos, com aproximadamente 4 milhões. Essa popularidade fez do Orkut uma das redes sociais mais influentes na primeira metade dos anos 2000.