Duas cidades do Ceará, Mucambo e São João do Jaguaribe, já têm os futuros prefeitos definidos para os próximos quatro anos, devido à ausência de concorrência nas eleições municipais de 2024. Com apenas um candidato concorrendo em cada município, o resultado dependerá apenas de um único voto válido.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em Mucambo, o candidato único é Elenilson José da Conceição, do PSB. Já em São João do Jaguaribe, os eleitores têm apenas Raimundo César Morais Maia, do PSD, como opção.
A única possibilidade de os candidatos não assumirem a gestão municipal seria se tivessem suas candidaturas impugnadas ou se desistissem do pleito. Em casos assim, a Justiça Eleitoral convocaria novas eleições.
Cenário semelhante já ocorreu em Jaguaretama, durante as eleições de 2020, quando Glairton Cunha (PP) foi o único candidato e acabou reeleito.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Essa situação, em que há candidatos únicos, não é rara no Brasil. Nas eleições municipais de 2020, 106 dos 5.568 municípios tiveram apenas uma pessoa concorrendo ao cargo de prefeito, número que se aproxima dos 95 municípios em 2016 e dos 108 em 2012.
De acordo com a Lei das Eleições, para ser eleito, um candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um. No entanto, como votos em branco e nulos não são contabilizados, basta que o candidato receba um único voto válido para garantir a vitória — o que, na prática, significa que o próprio candidato pode votar em si mesmo e ser eleito.
Leia também | Saiba o que acontece com os votos brancos e nulos na hora da contagem das urnas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<