Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos, localizada em Ipueiras, no Sertão dos Crateús, foi reconhecida como a melhor unidade estadual do Brasil no Ensino Médio
Escola do Ceará é destaque nacional no Ideb 2023 como melhor unidade estadual do Brasil
A qualidade da educação no Ceará recebeu destaque nacional com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 pelo Ministério da Educação, na última quarta-feira (14). A Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos, localizada em Ipueiras, no Sertão dos Crateús, foi reconhecida como a melhor unidade estadual do Brasil no Ensino Médio, alcançando a nota 7,5.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Entre as 100 melhores escolas públicas do país, a rede estadual cearense possui 22 instituições, com 10 delas figurando entre as 30 melhores. A EFA de Ipueiras é superada apenas pela Escola Preparatória Cadetes do Ar, em Barbacena (MG), quando se consideram todas as escolas públicas.
“É um grande orgulho termos 22 escolas entre as 100 melhores do Brasil e 10 entre as 30 melhores públicas, espalhadas por diferentes municípios e com diversas abordagens pedagógicas. Isso demonstra a excelência do nosso ensino, independentemente do tamanho do município,” afirmou o governador Elmano de Freitas.
O Ceará obteve o terceiro melhor resultado do Brasil no Ideb para o Ensino Médio tradicional e integrado à Educação Profissional, com nota 4,6, consolidando-se como líder na Região Nordeste, junto com Pernambuco. Espírito Santo e Goiás lideram com 4,8, enquanto Paraná está em segundo com 4,7. A média nacional é de 4,1.
O Governo do Ceará está avançando na universalização do tempo integral nas escolas, atualmente com 75% da rede estadual nesse formato. A secretária da Educação, Eliana Estrela, destacou a importância de oferecer um currículo diversificado e tempo de qualidade na escola para reduzir o abandono escolar e melhorar a trajetória dos alunos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A rede estadual do Ceará conta com 512 escolas em tempo integral, incluindo 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional, 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 12 Escolas do Campo e 1 Escola Família Agrícola, atendendo mais de 177 mil alunos em 175 municípios.
O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância de políticas educacionais inclusivas e a colaboração entre União, estados e municípios para ampliar o acesso à educação e apoiar a trajetória dos estudantes, mencionando a criação do programa Pé-de-Meia para garantir frequência e aprovação.
Leia também | Caminhão do Cidadão atende a seis cidades do Ceará nesta semana
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.