ENTREVISTA

Foco da Polícia Civil é prender líderes e descapitalizar facções no Ceará, diz delegado-geral

Na ocasião, o delegado-geral falou ainda sobre a importância de ações da polícia para além dos territórios do próprio estado

Compartilhe:
16 de agosto de 2024
Portal GCMAIS

Segundo Márcio Gutiérrez, delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a corporação tem como principais focos na atuação prender líderes das facções criminosas que atuam no estado e descapitalizar esses grupos, de modo a limitar as ações deles.

Foco da Polícia Civil é prender líderes e descapitalizar facções no Ceará, diz delegado-geral
Foto: GCMAIS

Em entrevista para a Rádio Jovem Pan News Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (16), ele ainda destacou a importância de retirar de circulação aqueles criminosos considerados como os mais perigosos – “criminosos violentos, homicídios, traficantes, assaltantes, faccionados”, conta.

Leia também | Secretário adianta que sistema de metas será retomado com readequações na segurança do Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Ações interestaduais

Na ocasião, o delegado-geral falou ainda sobre a importância de ações da polícia para além dos territórios do próprio estado, levando em conta que os grupos criminosos hoje se estendem a diversas partes do território nacional ou até internacionalmente.

“As facções buscam ocupar territórios, sejam eles na capital, sejam eles no interior, sejam nas divisas. E a Polícia Civil, dentro daquela primeira diretriz de identificar, localizar e capturar indivíduos de alta hierarquia, indivíduos importantes nesses grupos criminosos, a gente tem feito essas buscas não só no estado do Ceará. A gente tem feito buscas em todas as regiões do país”, disse ele.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Só para a gente ter uma ideia, nós já fizemos, só esse ano, mais de 100 operações interestaduais de captura de alvos do estado do Ceará. foragidos ou criminosos que de fora do estado estavam dando ordens para que os crimes acontecessem aqui. E a nossa relação com as outras polícias, com os outros estados, ela é muito boa, o que nos permite capturar esses criminosos fora do estado e também ajudar esses estados a capturar criminosos que estejam buscando se esconder aqui”, continua.

Delegacias 24 horas

Márcio Gutiérrez também ressaltou que a Polícia Civil, em articulação com o Governo do Estado, tem trabalhado para aumentar o número de delegacias 24 horas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“A ideia da Polícia Civil e do próprio Governo do Estado é ampliar o acesso do cidadão aos serviços da Polícia Civil, seja com uma denúncia, um registro de uma ocorrência, uma orientação sobre algo que esteja acontecendo ou até mesmo a instauração de um inquérito policial para apurar um crime que aquela pessoa tem sofrido. Mas afirmo aqui que o projeto de delegacias 24 horas é um projeto muito importante para a gente e a gente quer trazer a Polícia Civil mais perto da sociedade.”

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.