CAUSA DIVULGADA

Silvio Santos: causa da morte foi broncopneumonia após infecção por H1N1

Morre o apresentador Sílvio Santos, aos 93 anos, em decorrência de complicações da gripe H1N1

Compartilhe:
17 de agosto de 2024
Estadão

Em nota divulgada há pouco, o Hospital Israelita Albert Einstein informou a causa da morte do apresentador Sílvio Santos, de 93 anos. Ele morreu às 4h50 deste sábado, vítima de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

Silvio Santos: causa da morte foi broncopneumonia após infecção por H1N1
Foto: Reprodução/Redes Sociais

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O curto comunicado é assinado por quatro médicos: o geriatra Gabriel Truppel Constantino, o geriatra Victor José Donelas Melo, o cirurgião José Curado, o e o diretor médico do hospital, Miguel Cendrorogio Neto.

A H1N1 é um tipo de gripe, ou seja, uma infecção do sistema respiratório causada pelo vírus influenza, mas sua gravidade tende a ser maior em idosos e outros grupos vulneráveis tanto na manifestação dos sintomas quanto nos riscos de complicação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Causa da morte de Silvio Santos

A broncopneumonia é uma condição inflamatória dos pulmões que pode ser desencadeada por infecções virais, como a causada pelo vírus da influenza, além de bactérias e fungos. Essa forma de pneumonia é caracterizada pela inflamação dos alvéolos, que são as estruturas responsáveis pela troca de oxigênio no organismo.

A infecção por influenza, especialmente a variante H1N1, pode levar ao desenvolvimento de broncopneumonia, que pode ser classificada como pneumonia primária (viral) ou secundária (bacteriana). A pneumonia primária é menos comum, enquanto a secundária ocorre frequentemente após uma infecção viral, quando o sistema imunológico está comprometido, permitindo que bactérias oportunistas, como Streptococcus pneumoniae, causem infecções.

Estudos mostram que a infecção por influenza A (H1N1) apresenta uma evolução mais grave e desfechos piores em comparação com infecções sazonais. Pacientes com broncopneumonia associada a H1N1 frequentemente apresentam sintomas severos e podem necessitar de internação em unidades de terapia intensiva (UTI) para tratamento.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.