EM COLETIVA

Lula afirma que foi procurado por Silvio Santos durante crise no Banco PanAmericano: “Um homem de bem”

O comunicador, que faleceu na madrugada deste sábado (17) procurou o então presidente na época preocupado com as consequências das revelações de fraudes

Compartilhe:
18 de agosto de 2024
Portal GCMAIS

Neste domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou um episódio envolvendo o apresentador e empresário Silvio Santos, quando o dono do SBT o procurou durante a crise no Banco PanAmericano, que fazia parte do Grupo Silvio Santos, em 2010. O comunicador, que faleceu na madrugada deste sábado (17) procurou o então presidente na época preocupado com as consequências das revelações de fraudes.

Lula afirma que foi procurado por Silvio Santos durante crise no Banco PanAmericano: “Um homem de bem”
Foto: Reprodução/X

“Posso contar uma coisa para vocês da seriedade do Silvio Santos. Quando teve aquele golpe no Banco PanAmericano, Silvio Santos me procurou, muito preocupado, eu era presidente”, relatou Lula, destacando a seriedade do apresentador diante da crise financeira que envolvia sua instituição.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Ele deu como garantia, inclusive a televisão dele, coisa que muita gente não quer dar ao seu patrimônio, ele deu. Eu achava mais interessante porque ele ia no programa dele, ele contava a história no programa dele. Ele não tinha vergonha de dizer quem ele era. Eu achava o Silvio Santos um homem de bem, de caráter, respeitoso e que não gostava de falar mal do governo, independentemente de quem fosse o governo”, ressaltou o presidente.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

O caso remonta a 2010, quando o Banco Central detectou um déficit de R$ 2,5 bilhões nas contas do banco PanAmericano. Sem a devida capitalização, o banco, que tinha a Caixa Econômica como sócia, enfrentaria o risco de liquidação. A situação levou o Ministério Público Federal (MPF) a investigar e denunciar ex-gestores do banco em várias ocasiões.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em 2012, o MPF em São Paulo acusou 17 pessoas, incluindo 14 ex-diretores do e três ex-funcionários, por gestão fraudulenta. O caso voltou a ganhar destaque em 2020, quando o MPF denunciou o ex-presidente do Banco Central por operações relacionadas ao banco. No total, cinco pessoas foram acusadas de permitirem a operação que levou a Caixa Econômica a adquirir parte do PanAmericano em 2009, expondo o banco público a riscos desnecessários.

Apesar da gravidade das acusações, Silvio Santos nunca foi formalmente acusado pelos problemas no PanAmericano. As denúncias apresentadas pelo MPF ainda aguardam uma decisão final na Justiça.

Leia também | Roberto Carlos faz homenagem a Silvio Santos em show

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.