Aguardado por milhares de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pagamento de um novo abono natalino pode estar mais próximo de se tornar realidade. A proposta, que já tramita no Congresso Nacional, visa oferecer um pagamento adicional no final do ano para os beneficiários do instituto.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Atualmente, o INSS já realiza o pagamento de um 13º salário, que neste ano foi antecipado, com depósitos feitos nas contas dos aposentados e pensionistas durante os meses de abril e maio. No entanto, a nova iniciativa, se aprovada e sancionada pelo presidente Lula, permitirá que os segurados recebam um valor extra.
O projeto que prevê o 14º salário está em análise desde 2020. A proposta sugere que o pagamento extra seja liberado de forma semelhante ao 13º salário, beneficiando não apenas aposentados e pensionistas, mas também aqueles que recebem auxílio-doença e auxílio-acidente.
O objetivo da medida é oferecer um suporte adicional para que os segurados do INSS possam lidar com as contas do dia a dia, especialmente em um período em que muitos dependem exclusivamente da previdência social. A justificativa para a proposta é clara: para muitos brasileiros, esse valor extra é fundamental para a sobrevivência.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Pagamento do abono natalino
No entanto, o projeto ainda não tem uma data definida para votação, o que torna incerta a possibilidade de pagamento do 14º salário em 2024. Diante disso, os segurados do INSS são aconselhados a se manterem atentos a eventuais atualizações sobre a liberação desse benefício.
Leia também | Famílias inscritas no CadÚnico ganham programa de descontos; saiba quem tem direito