Ícone do site Portal GCMAIS

Estágios ajudam jovens a ingressarem no mercado de trabalho ainda durante os estudos

Estágios ajudam jovens a ingressarem no mercado de trabalho ainda durante os estudos

Imagem: divulgação

No último domingo, 18 de agosto, foi celebrado o Dia do Estagiário, uma data que destaca a importância desses estudantes que estão em fase de aprendizado no ambiente de trabalho. Os estagiários têm a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, em muitos casos, podem até ser efetivados após o estágio.

Para muitos estudantes a partir dos 16 anos, os estágios representam uma oportunidade valiosa para ingressar no mercado de trabalho, aprimorar conhecimentos e garantir uma renda, embora não gere vínculo empregatício. No Ceará, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) facilita essa conexão entre alunos e empresas, com cerca de 5 mil estágios em andamento.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“A inclusão produtiva, como chamamos, ajuda profissionalmente o estudante que está se identificando com a atividade. Hoje, o Ceará possui mais de 80 vagas abertas. Temos o CIEE de Sobral, o CIEE de Juazeiro do Norte e em Fortaleza, com muitas vagas disponíveis em todos os cursos. É importante que as empresas compreendam que estagiários geralmente não têm experiência anterior; eles trazem motivação, novas perspectivas e podem melhorar o fluxo de trabalho da empresa. A empresa, por sua vez, oferece a primeira experiência para eles,” explica Samila Lopes, supervisora do CIEE.

Estágios ajudam jovens a ingressarem no mercado de trabalho

Publicidade

Qualidades como comprometimento e boa relação interpessoal são altamente valorizadas pelas empresas.

“O que procuramos é um estagiário comprometido, que se dedique às atividades da empresa e se identifique com o trabalho. Quando um estagiário se identifica com a empresa e com suas atividades, acredito que ele se torne um bom estagiário e, possivelmente, um funcionário no futuro,” destaca a representante do Centro de Integração Empresa-Escola.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As empresas estão cada vez mais atentas a novos talentos e àqueles que demonstram vontade de aprender. “Atualmente, temos estagiários que começaram na função e hoje ocupam cargos de coordenadores, engenheiros e outros papéis importantes. Um número significativo de pessoas que entrou no estágio acabou sendo aproveitado e está conosco até hoje,” afirma Joelma Lima, analista de RH de uma empresa do setor siderúrgico.

Os estagiários que se destacam podem ganhar novas oportunidades. Em algumas empresas, cerca de 20 a 30% dos estagiários são efetivados mensalmente e até conquistam cargos de liderança.

Leia também | Gabarito do CNU: veja quando serão divulgados os resultados do ‘Enem dos Concursos’

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile