O prazo para realizar as inscrições para o concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) termina nesta segunda-feira (19). De acordo com o edital do certame, o salário inicial é de R$ 20,9 mil, além dos benefícios.
Os interessados poderão se inscrever até às 23h59 desta segunda pelo site da Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$ 110. A prova será composta por duas etapas: a objetiva, no turno da manhã, e a discursiva, à tarde, com duração de quatro horas para cada uma.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ao todo, o processo de seleção está ofertando, inicialmente, 150 vagas e outras 750 destinadas ao cadastro de reserva. Do total de vagas, 30% serão reservadas para pessoas negras e 15% para pessoas com deficiência (PCD).
Este é o primeiro concurso do BNDES a incluir cotas raciais, uma vez que o último processo seletivo ocorreu antes da Lei Nº 12.990/2014, que estabelece a reserva de vagas para cotistas. O banco detalhou que 14,6% do seu quadro de funcionários atual é composto por pessoas negras.
Está será a primeira vez que as provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras, incluindo Fortaleza, no Ceará. O exame deve ocorrer no dia 13 de outubro.
Além de uma carga horária de 35 horas semanais, o cargo oferece benefícios como a possibilidade de crescimento na carreira, assistência à saúde e educacional, plano de previdência complementar, entre outros, conforme as normas vigentes no momento da contratação.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Concurso do BNDES: confira todos os cargos disponíveis
No concurso, é ofertado o cargo de analista com áreas de ênfase:
- Administração
- Análise de Sistemas e Cibersegurança
- Análise de Sistemas e Desenvolvimento
- Análise de Sistemas e Suporte
- Arquitetura e Urbanismo
- Arquivologia Digital
- Ciências Contábeis
- Ciência de Dados
- Comunicação Social
- Direito
- Economia
- Engenharia
- Psicologia Organizacional
As ênfases exigem formação específica. No entato, a área de ciência de dados requer graduação superior em qualquer setor, com comprovação por meio de diploma ou certificado de conclusão registrado.
Profissionais das áreas de administração, ciências contábeis, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional também devem apresentar o registro no conselho ou ordem profissional correspondente.
Leia também | Enem dos concursos: de 2,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão fizeram as provas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<