Ícone do site Portal GCMAIS

Queimadas em São Paulo atingem 34 cidades em alerta máximo; veja onde começou o fogo

As queimadas no estado de São Paulo atingiram proporções alarmantes nos últimos dias, com 34 cidades em alerta máximo devido aos intensos incêndios. Diversos vídeos nas redes sociais mostram paredões de fumaça e linhas de fogo cortando o horizonte em diversas regiões. Saiba a seguir onde começou o fogo e como se alastrou pelo interior paulista.

Desde janeiro deste ano, quase 5.000 focos de incêndio foram registrados no estado de São Paulo, sendo metade apenas nas últimas 48 horas. Essa é a maior quantidade já vista desde o início da série histórica em 1998.

Cidades como São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, com 800 mil habitantes, e Piracicaba, no interior, com mais de 400 mil, estão entre as mais afetadas.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Causas e consequências das queimadas em São Paulo

As queimadas em São Paulo, assim como em outras regiões do Brasil, são majoritariamente causadas pela ação humana. Elas geralmente têm como justificativa a limpeza de terrenos para novos plantios, pastagens ou abertura de áreas. No entanto, esse ato é extremamente perigoso, pois as chamas podem sair do controle dependendo das condições climáticas.

Publicidade

Além dos riscos diretos, as queimadas trazem consequências graves para o meio ambiente e a saúde da população. A fumaça prejudica a qualidade do ar nas áreas afetadas e em regiões distantes, pois é transportada pelas correntes de ar. Estradas foram interditadas por causa da baixa visibilidade causada pela fumaça.

Em Urupês, duas pessoas morreram na sexta-feira tentando combater as chamas. A prefeitura da cidade lamentou a morte dos dois trabalhadores da Usina Santa Isabel de Mendonça. A energia e água foram cortadas em regiões da cidade por causa das chamas, e a prefeitura chegou a pedir para os moradores economizarem os recursos apenas para casos essenciais.

Combate às queimadas

O governo de São Paulo criou um gabinete de crise para ações contra os incêndios no interior. Mais de 7,3 mil profissionais e voluntários estão mobilizados no combate às chamas e na orientação da população. A Operação SP Sem Fogo integra especialistas da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Segundo a MetSul Meteorologia, as condições climáticas atuais, com tempo seco, quente e ventos intensos, favorecem a propagação do fogo, mantendo o risco de novos focos elevado. O governador Tarcísio de Freitas sobrevoou as áreas com maior incidência de incêndios na manhã deste sábado.

Embora as queimadas sejam um problema antigo no Brasil, ganharam força e atenção a partir dos anos 1990, com o aumento dos desmatamentos nas décadas anteriores. Incentivos fiscais a grandes latifundiários e madeireiros, associados à baixa fiscalização, contribuíram para esse cenário. Portanto, as queimadas não são apenas um problema ambiental, mas também social, cultural, político e econômico, que exige atenção e comprometimento de todos os envolvidos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Imagens de satélite mostram onde começou o fogo

Imagens de satélite revelaram múltiplos focos de queimadas no estado de São Paulo, com destaque para áreas no interior, onde a fumaça se espalha rapidamente. O monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou um aumento alarmante, com 430 focos de calor em um único dia, representando quase metade da média mensal histórica

O fogo começou em São Paulo na quinta-feira (22) e se espalhou na sexta-feira (23) e neste sábado (24). Uma Área de Preservação Permanente (APP), plantações de cana e pasto foram atingidoa por um incêndio de grandes proporções, na Estrada Vicinal Adriano Pedro Assis, no município de Votuporanga.

A Defesa Civil de São Paulo informou ainda que um dos principais focos ocorreu em uma plantação de cana-de-açúcar no município de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto.

Veja a seguir quais os municípios afetados pelas queimadas em São Paulo onde o fogo tem assustado os moradores e devastado diversas regiões:

Alumínio
Araraquara
Bernardino de Campos
Bananal
Bebedouro
Boa Esperança do Sul
Coronel Macedo
Dourado
Iacanga
Ibitinga
Itápolis
Itirapina
Jaú
Lucélia
Monte Alegre do Sul
Monte Azul Paulista
Nova Granada
Piracicaba
Pirapora do Bom Jesus
Pitangueiras
Poloni
Pompeia
Pontal
Presidente Epitácio
Sabino
Salmourão
Santo Antônio da Alegria
Santo Antônio do Aracanguá
São Bernardo do Campo
São Simão
Sertãozinho
Taquarituba
Torrinha
Ubarana

Leia também: Pablo Marçal chama seguidores para Telegram e WhatsApp

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile