ALERTA

Queimadas no interior de Minas Gerais bloqueiam estradas

Somente em agosto, foram 3.470 ocorrências de incêndios em vegetação no estado

Compartilhe:
24 de agosto de 2024
Portal GCMAIS

Minas Gerais já é o sétimo estado com mais incidência de queimadas em agosto, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Do dia 1º deste mês até esta sexta-feira (23) já foram identificados, via satélite, 1.520 focos de incêndio. Em vídeo que circula nas redes sociais, podemos ver vias completamente tomadas pelo fogo.

Queimadas no interior de Minas Gerais bloqueiam estradas
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os outros estados com mais queimadas estão na região da floresta Amazônica e do Pantanal, que estão em chamas. Agora, Minas Gerais chega para completar o ranking de áreas verdes queimadas, colocando em risco os biomas de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Queimadas em Minas Gerais

Somente em agosto, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já foi chamado para atender 3.470 ocorrências de incêndios em vegetação. O total deste ano que ainda está em curso já supera as queimadas registradas em todo o ano passado. Só entre janeiro e os 22 primeiros dias de agosto de 2024 foram 17.595 ocorrências, enquanto em todo o ano de 2023 foram 17.135.

Em Minas Gerais, há ocorrências de incêndio em vegetações no Parque Ursulina de Andrade Mello, no bairro Castelo, em Belo Horizonte, em áreas verdes sob proteção do Estado, como o Monumento Natural Estadual Serra da Moeda, na região Central de Minas, e em parques nacionais, como o da Serra do Cipó. Neste último, o fogo consumiu, em quatro dias, cerca de 8.500 hectares de vegetação. O local chegou a ser fechado.

Leia também | Cidades cearenses ficarão sem água nesta segunda-feira (26); veja os bairros e se Fortaleza está na lista

No Parque Ursulina de Mello, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que foi registrado um incêndio entre os dias 10 e 11 de julho. Moradores da região, no entanto, afirmam que focos de fogo também têm acontecido em agosto. Ali, as chamas destruíram 20% de uma área verde total de 312 mil metros quadrados (ou 31,2 hectares). Isso equivale a seis hectares de mata queimada.

Para se ter uma ideia, somente nesta sexta-feira (23), os bombeiros mineiros atuam para apagar incêndios em todos estes locais:

Parque Estadual Serra do Brigadeiro;
Parque Estadual Serra do Papagaio;
Reserva da Vida Silvestre Macaúbas;
Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato;
Monumento Natural Estadual Serra da Piedade;
APA SUL RMBH (Serra do Gandarela);
Parque Estadual do Itacolomi;
Parque Estadual Serra do Cabral

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.