Um terremoto foi registrado em Portugal nesta segunda-feira (26), com magnitude 5,4 na escala Richter, atingindo a capital Lisboa, além das cidades de Loures, Almada e Oeiras. O tremor de terra foi registrado às 5h11 no horário local – equivalente a 1h11 no horário de Brasília.
Moradores de diferentes partes do país relataram ter acordado em decorrência do terremoto, publicando nas redes e relatando o susto. Após o ocorrido, o governo federal do país disse estar em contato com os serviços competentes e pediu calma para a população.
Leia também | Tremores de terra são registrados em Sobral e Meruoca, no Ceará
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta que se trata de um abalo registrado a 16 quilômetros de profundidade na terra, com tremor de magnitude 5,3 na escala Richter. Os tremores também são acompanhados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM).
Apesar do tremor ter sido localizado na região de Lisboa, há indícios de que o abalo sísmico teria sido sentido em todo o país, excetuando-se apenas a área mais a norte de Portugal. Além disso, pessoas de algumas cidades na Espanha também teriam sentido o impacto.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme especialistas, apesar do susto, o tremor não se compara ao famoso terremoto de 1755, que devastou Portugal. Conhecido como “cisne negro”, esse abalo, caso se repetisse hoje em dia, poderia causar danos equivalentes a cerca de R$ 16,6 mil milhões de euros.